“Minha Senhora e minha Mãe…”
Pe. Francisco Lemes Gonçalves – Uma das marcas da devoção de nosso povo a Mãe de Deus é o ato de a Ela nos consagrar. Um ato de confiança filial, de entrega, sinal de proteção da Mãe, ato de amor de um filho para com a Mãe Celestial. Muitas mães o fazem, quando seus filhinhos estão ainda pequenos, os levam ao Santuário, para a li fazerem a entrega de seus filhos para Maria, que trouxe ao mundo o consagrado de Deus por excelência, Jesus o Cristo, o Ungido de Deus.
A Igreja ao longo dos séculos, sempre viu com solicitude esta prática de nosso povo, e até reis e rainhas chegaram a consagrar seus reinos e nações à Mãe de Deus. Sacerdotes e bispos já consagraram seus ministérios, paróquias e dioceses sob os cuidados da Mãe Deus.
Totus tuus
O santo padre São João Paulo II, lhe consagrara seu ministério petrino tendo como lema: Totus tuus (todo de Maria). O Papa Francisco, um dia após sua eleição, vai até a basílica de Santa Maria Maior e diante da Virgem Salus Populi Romani, lhe entrega no simbolismo das flores, seu ministério e suas viagens apostólicas. No Ritual do Batismo, há um momento dedicado a esta prática filial a Maria.
Afinal, por que nos consagramos a Maria, Nossa Senhora? Primeiro porque o próprio Deus lhe consagra o Filho, o entrega sob seus cuidados maternos. Depois, aos pés da Cruz, seu Divino Filho, lhe entrega todos os que nele creem, na figura do discípulo amado. Entrega sob seus cuidados a Igreja nascente no Pentecostes. Este ato, Deus lhe dá sob seus cuidados maternos seus filhos e filhas, nascidos pelo sacramento do Batismo, alimentados na Eucaristia e confirmados na fé pelo Crisma. Maria cuida com zelo de Mãe e leva a sério este ato de lhe consagrar toda a vida.
Maria nos cobre com seu manto
Consagrar-se a Maria é lhe dar plenos poderes sob nossa vida espiritual, física, psíquica, material, enfim tudo! É se colocar sob seus cuidados, como Jesus se colocou. Descendo, depois do episódio do encontro no Templo, lhes era “submisso e obediente”. Este ato de consagração, não diminui nossa pertença a Deus, mas aperfeiçoa nossa filialidade com Deus, por meio daquela que lhe é sua Filha Predileta. Ela Cuidará de nós, para que nos pareçamos com Cristo, imagem perfeita de todo ser humano. Maria nos cobre com seu manto, para que o inimigo não nos roube o amor de Deus e nem nos manche com o pecado.
No Ato de Consagração a Nossa Senhora, estamos seguros e não nos perderemos do Caminho que Cristo, da Vida que é Cristo e da Verdade que é Cristo. Lembrando, que toda consagração a Nossa Senhora é Cristocêntica e Trinitária, ou seja, Maria está mergulhada no mistério de Cristo e da Trindade. Assim sendo, não há o que temer, quando em seu Santuário somos convidados a ela nos consagrar, este ato confirma, por meio dela, nossa pertença a Cristo – Pão Vivo descido do Céu – e nos faz templos vivos da Santíssima Trindade. E Maria não foi o sacrário vivo de Jesus? Não foi o Templo vivo da Trindade? Então, estamos bem seguros quando a Ela nos consagramos!
Pe. Kentenich refletia a imagem de Maria
O Pe. José Kentenich viveu profundamente sua consagração a Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, ainda no ventre de sua mãe, Catarina Kentenich, confirmada diante da estátua da Virgem do Rosário, em sua entrada para o orfanato e se tornou concreta no dia 18 de outubro de 1914, quando na Capelinha de Schoenstatt, faz a Aliança de Amor com aqueles jovens seminaristas. Pe. Kentenich refletia em si a imagem de Maria, imagem que todo consagrado deve refletir para o nosso mundo, refletindo Maria, refletimos o Cristo, fruto bendito de seu ventre e fruto bendito de nosso coração quando o recebemos na Eucaristia.
Propriedade de Maria
Ao cantarmos ou rezarmos “Ó MINHA SENHORA E MINHA MÃE…” o façamos com propriedade e não tenhamos receio de lhe dar do coração a todo nosso ser, pois assim somos inteiramente Dela, como filhos e filhas, como coisa (ou seja, dando-lhe inteira liberdade de dispor de nós conforme a vontade de Deus) e lhe ser propriedade, assim sendo, o inimigo não se aproximara de nós, pois sabe que somos propriedade de Maria!