Maria reina por toda eternidade
Ir. M. Nelly Mendes– No contexto da celebração da solenidade da Assunção ao Céu, hoje celebramos Nossa Senhora Rainha. Maria é Rainha! Ela foi elevada ao céu com corpo e alma. Ela reina, por toda a eternidade como Rainha do céu e da terra.
Jesus Cristo é Rei do Universo, por isso podemos dizer e aclamar a Mãe de Deus como Rainha porque, desde toda a eternidade, Deus Pai quis esta união orgânica e indissolúvel entre Jesus e Maria. Ela é consorte de Jesus no plano da Salvação. Ela sempre estava unida a Jesus, desde o nascimento em Belém, até o Gólgota e em Pentecostes.
Podemos e até devemos dizer que a nossa salvação lhe custou muito. Por isso, ela também tem o direito de ser reconhecida como Rainha do cristianismo e da cristandade. Como Rainha, a Mãe de Deus reina no trono de misericórdia. Ela traz em sua fronte a coroa de onipotência suplicante, aquela Mãe que sempre nos olha, nos acompanha. Ela é a nossa grande intercessora, é a Mae que nos dá o pão, a Mãe que nos dá um lar em seu coração, a Mãe que está sempre junto de cada filho. Em todas as situações, a Mãe de Deus manifestou o seu poder. Ela quer vencer o dragão do mal, do pecado, da injustiça e de tudo o que nos afasta de Deus.
Dizemos também que a Mãe de Deus, nossa Rainha, é Aurora e esplendor da Igreja triunfante, também consolo e esperança da Igreja que caminha. Esta é a missão de Nossa Senhora. Ela nos ajuda a nos manter firmes na fé e na luta contra as dificuldades que enfrentamos em nosso dia a dia.
Portanto, devemos entreguemos a ela os nossos medos, insegurança com o futuro, as dores, os sofrimentos… e juntos aclamemos nossa Mãe, a Rainha do Universo, mas também a Rainha da nossa Família e do nosso coração. Rezemos a oração da Salve Rainha!
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve!
A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva.
A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei.
E, depois deste desterro, nos mostrai Jesus, bendito fruto do Vosso ventre.
Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.