A Mãe Peregrina inspira muitas histórias. É por meio da visita da imagem de Maria e de seu Filho Jesus que muitas pessoas alcançam muitas graças. Algumas pessoas demonstram o amor à Mãe de Deus de uma forma especial, como é o caso da coordenadora Diná Maria Pereira da Silva, de Uberlândia/MG, ela escreveu a letra da música “Caminhando com Maria”. A melodia é de Lucas Reis Ferreira.
Como foi o processo de criação da música?
Tudo começou quando Diná foi convidada a ser missionária da Mãe Peregrina há alguns anos, com a missão nasceu o amor pela imagem da Mãe de Deus e o desejo de caminhar com Maria. “A Paróquia Cristo Redentor é próxima da minha casa, comecei a frequentar lá, participando da Santa Missa e da renovação da Aliança de Amor todo dia 18 de cada mês, sempre uma grande festa.” O Lucas que foi o responsável pela melodia da música é genro da missionária e também sempre esteve presente nas celebrações.
De acordo com Diná, a vivência surgiu de uma maneira “sem querer”. “Durante uma dessas festas, nos dias 18 de cada mês, nós iríamos caminhar com a Mãe Peregrina com o lema: Caminhando com Maria (…) O ano inteiro a gente meditaria um assunto. Então, nós fizemos isso, caminhando com a Maria nos passos de Jesus, alcançando a salvação… E com esse fervor, eu senti vontade de também nós termos música e eu fiz, surgiu do meu coração, ter uma música especial para os dias da renovação da Aliança de Amor”
O Lucas sempre estava cantando com a filha e os netos, quando mostrei a letra para ele, nos organizamos e ele musicalizou. Nós apresentamos a música em 2014, depois ela ficou guardadinha e cantávamos só de vez em quando. Durante o encontro da Liga das Mães, a qual eu pertenço, em conversa com a nossa dirigente Julia Maria Costa Cruz, veio a vontade de apresentá-la novamente. (…) É esse amor pela Mãe de Deus. Eu recebi com alegria o chamado para ser missionária, levando-a de casa em casa e assim esse amor foi crescendo. Todos os dias, em nossa pequena comunidade, rezamos e renovamos a Aliança de Amor. Temos nossos propósitos para alcançar durante o ano, fazemos orações e eu as escrevo e assim nós vamos caminhar.”
Um presentes especial
Na celebração da Aliança de Amor, em 18 de outubro, durante a Santa Missa presidida pelo Pe Marcos Borges Silva, na Comunidade Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, a Música foi apresentada como presente para a Mãe Peregrina que está prestes a completar 30 anos na Diocese.