Formação reúne representantes de diversas cidades à sombra do Santuário de Atibaia/SP
Juliana Dorigo– O Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, acolheu o Encontro de Coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina Infantojuvenil, no último sábado (06), reunindo reuniu 28 coordenadores, vindos de diversas cidades, como Tremembé, São Paulo, Suzano, Salto e Piracicaba, dando início à preparação para o Ginfanto 2025 (a gincana da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt), que acontecerá no dia 11 de outubro.
Pescar corações
A programação começou à sobra do Santuário, marcando um momento de espiritualidade profunda e unidade. Em seguida, os coordenadores participaram da primeira palestra do dia que teve como tema: “Missionários em alto mar: pescadores de corações”, que foi conduzida pela Ir. M. Marcia Silva.
A dinâmica foi rica em simbolismo. Cada participante montou sua própria vara de pesca e recebeu um peixe de papel com espaço para escrever seu nome. No final, pescavam simbolicamente outro peixe, assumindo o compromisso de rezar por aquele coordenador — um gesto de comunhão e missão partilhada.
Oficinas
A formação continuou com duas oficinas temáticas que foram conduzidas pelas Irmãs de Maria, Ir. Jessica Maria Assunção e Ir. M. Thálita de Oliveira:
- A coroação da Mãe de Deus, com foco na renovação das coroações de imagens já existentes ou na preparação para coroações futuras.
- A consagração das crianças, com dinâmicas como a do “quebra-cabeça do coração”, em que os coordenadores refletiram sobre a entrega das crianças ao Imaculado Coração de Maria.
“Cada coordenador foi convidado a se ver como um pescador chamado a lançar suas redes nas águas da Infanto. As crianças são como peixes, e nossa missão é alcançá-las com amor, fé e dedicação. A vara de pesca representa a oração, a linha é a Aliança de Amor, e o anzol, o Capital de Graças. Com esses instrumentos, podemos pescar corações para Deus”, comenta Ir. Jéssica.
Orientações práticas da Ginfanto
Na parte da tarde, a Ir. M. Marcia Silva, coordenadora do Secretariado, apresentou as novidades da Infanto para o ano, incluindo as provas formativas que serão trabalhadas com base nos subsídios. Também foram repassadas orientações práticas.
Envio em missão
O dia foi encerrado com oração na Capela Custódia Viva. Como gesto de envio, cada participante recebeu uma pequena imagem da Mãe de Deus, símbolo do compromisso com a missão infantojuvenil. A programação se concluiu com a Santa Missa, coroando um dia de graças.
Dentre os participantes, Elisa Cristina Jesus da Paz compartilhou sua vivência:
“Esse é o meu segundo ano como coordenadora da Infanto, e mais uma vez, foi uma experiência muito gratificante. É uma grande responsabilidade, mas muito recompensadora. Sempre peço sabedoria à Mãe e digo a Ela: ‘Mãe, é você quem comanda, eu estou aqui segurando no seu manto… me leva, porque sozinha eu não consigo’.”
Com alegria e dedicação, os coordenadores saíram renovados, impulsionados para viver sua missão com mais ardor e esperança, preparando desde já o coração das crianças ao encontro da Mãe Peregrina.
Atualizada dia 08 de abril às 08h20