Confira o vídeo do Papa
No mês de novembro, em sua intenção de oração, o Papa Francisco chama os fiéis para voltar as atenções para o aumento das inovações científicas e tecnológicas. “A inteligência artificial está na raiz da mudança de época que estamos a viver. A robótica pode tornar possível um mundo melhor se estiver unida ao bem comum.”
Para o Santo Padre, é preciso cuidado para que o progresso tecnológico não aumente a desigualdade. “Porque se o progresso tecnológico aumenta as desigualdades, não é um progresso real. Os avanços futuros devem estar orientados para o respeito pela dignidade da pessoa e da Criação. Rezemos para que o progresso da robótica e da inteligência artificial esteja sempre a serviço do ser humano… podemos dizer, que “seja humano”.
É difícil imaginar os limites da robótica. Francisco nos atenta para os perigos que seus avanços podem trazer para a vida humana: a desigualdade de oportunidades, discriminação, entre outras. Como Igreja, todos devemos rezar com o Papa, no desejo que ele expressa na encíclica Fratelli tutti: “Fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas independentemente da sua proximidade física, do ponto da terra onde cada uma nasceu ou habita”.