O significado da Lâmpada da missão!

Ir. M. Jacinta Donati – Sabemos, por nossa fé Católica, que o cristão, pela graça do Batismo, deve irradiar a luz de Cristo ao mundo: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5, 14). Nestas palavras de Cristo, há um significado mais profundo, o cristão consegue manifestar a imagem real de sua pessoa, criada e amada por Deus Pai, em Cristo chamada a anunciar a vida da graça. Para realizar a vontade divina, precisamos ser luz, quando nos aproximamos de um cristão, que vive na presença de Deus, sentimos que essa pessoa é mansa e humilde de coração. Ela irradia a presença divina. Essa luz é muito poderosa, pois concede-nos autoconhecimento e vemos a nossa verdadeira condição. Enquanto essa luz não entra em nosso íntimo, não sabemos quase nada a respeito de Deus e de nós mesmos.

Queremos falar sobre o significado da Lâmpada da Missão e conhecer sua origem.

Como que se chegou à ideia de uma lâmpada da Missão Tabor?

Na Família de Schoenstatt do Brasil, em meio à preparação ao centenário da Aliança em 2014, surgiu a iniciativa de confeccionar uma lâmpada para os Santuários de Schoenstatt no Brasil. Essa lâmpada deveria representar o “fogo da missão”, isto é, pela nossa vivência batismal na Aliança de Amor, com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, despertar em nossos corações a consciência de missão, que se expressa pela fidelidade a Cristo e à sua Igreja.

A exemplo dos primeiros heróis de Schoenstatt, devemos reacender em nós o fogo do amor à missão, para servirmos como instrumentos e colaborar na formação de uma nova sociedade, promovendo a cultura da Aliança.

Em preparação ao centenário da Aliança de Amor, em 2014, a Imagem da Mãe Peregrina Original partiu do Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, e visitou diversos estados e cidades do Brasil. A lâmpada da missão esteve presente nessa peregrinação.

Esse gesto simbólico significou para nós que a Luz do Tabor devia ser acesa no coração de cada filho de Schoenstatt. Hoje a lâmpada da missão está presente em quase todos os Santuário de Schoenstatt do Brasil e no Santuário Original. Esse fogo deve arder nos nossos corações e abrasar o mundo inteiro para transformá-lo em Tabor resplandecente de Cristo e Maria.

O Tabor irradia a Luz do Cristo transfigurado, da imagem que todo cristão deve atingir no seguimento de Cristo. Ao falar do significado da lâmpada da missão, vamos apresentar em imagens o que expressa a vida da graça que recebemos no Batismo.

“Dá-nos arder como labaredas, ir com alegria ao encontro dos povos, lutar como testemunhas da Redenção e conduzi-los jubilosamente à Trindade”.

Estas palavras do Pe. José Kentenich nos fazem compreender o sentido da Lâmpada da Missão. O fogo da ação apostólica, que recebemos no Santuário na força da Aliança de Amor, deve arder no coração da Família de Schoenstatt, mantendo o espírito de origem. Lembramos que o Ideal Tabor é uma herança recebida do Pe. José Kentenich em sua primeira visita à nossa pátria, em 1947.
A luz de Cristo que recebemos é um dom que configura uma missão: Sigamos o Cristo Luz. Deixemo-nos iluminar por Ele. Quem o segue não caminha nas trevas, mas tem a luz da vida (cf. Jo 8,12).

O simbolismo da Lâmpada da Missão

Seu simbolismo expressa os quatro elementos do ideal nacional da Família de Schoenstatt no Brasil:

1º. Tabor bíblico – representado no Olho de Deus Pai, que evoca a cena bíblica do Tabor. O olhar complacente do Pai volve-se ao Filho e o Pai manifesta seu amor: “Este é meu Filho muito amado”. Os raios, que partem do símbolo do Pai e passam pela cruz, revelam a profunda união de amor entre Pai e Filho, o próprio mistério do Tabor.

2º. O Santuário, Tabor das glórias de Maria – No centro do símbolo está o Santuário de Schoenstatt, o lugar da Aliança de Amor. O Tabor onde Maria revela as suas glórias e atua como Mãe e educadora, formando filhos heroicos, à semelhança de Cristo, o Filho amado do Pai. Todos os que ali chegarem para rezar, podem vivenciar esse lugar de graças e serem enviados como missionários do Tabor.
Os raios que partem do Santuário simbolizam as glórias do Tabor que se irradiam ao mundo.

3º. O Filho Tabor – A cruz representa Cristo, cuja atitude fundamental é a filialidade heroica. Totalmente entregue ao Pai, disponível para realizar sua vontade, Cristo realiza a missão que o Pai lhe confiou e entrega sua vida para que, nele, todos nós sejamos filhos do Pai. Em Cristo, somos chamados a viver a filialidade heroica e dar nossa resposta de amor em todos os acontecimentos: sim, Pai!

4º. O Tabor, como nossa missão. Os círculos que partem do Santuário e projetam luz para o mundo indicam a nossa missão Tabor que queremos realizar com fidelidade, promovendo a cultura da Aliança.

Após 75 anos que nosso Pai e fundador esteve entre nós, possamos, com maior empenho, dar o nosso renovado sim. Como cantamos: “Sim, Pai, junto ao Santuário nossa missão irradia!” Como filhos amados do Tabor levemos a firme convicção: “Que felicidade seria se também nós pudéssemos dizer: nosso rosto resplandece como o sol e nossas vestes são tão brancas como a neve! Que felicidade se pudéssemos irradiar algo destas glórias do Tabor!”

Que a celebração deste ideal e a realização do TABORfest III renovem em nós, nestes novos tempos em que vivemos, a nossa consciência de cristãos e filhos de Schoenstatt, enraizados no Cristo Tabor: “Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.”

“Cristo resplandece, Maria nossa Estrela, todo o Brasil um Tabor!” Iluminados por Cristo, devemos viver como filhos da luz. Nós somos “luz no Senhor”. Viver como filhos da luz, significa ter a coragem de reconhecer nossa fraqueza e apresentá-lo ao Senhor para transformar nossa realidade hoje, assim Cristo e Maria possam reluzir mais plenamente!

 

Fonte: schoenstatt.org.br