Estamos vivenciando a Semana Santa, os momentos mais importantes dentro das celebrações litúrgicas que a Igreja Católica nos propõem todos os anos. Quando vamos relembrar a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste sentido, alguns símbolos são apresentados e ligam a nossa vida com o mistério da salvação.
Ramos
Iniciamos a Semana Santa com o Domingo de Ramos, onde recordamos a entrada de Jesus em Jerusalém montando em um jumentinho, recebido pelo povo que jogava ramos por onde ele iria passar como forma de dar boas-vindas. Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus! (Mt 21,9).
Pão e vinho (trigo e uvas)
Esses símbolos recordam o Corpo e o Sangue de Cristo. Esses elementos aparecem na última ceia celebrada por Jesus com os discípulos, na qual fazemos memória na Quinta-Feira Santa, na celebração da instituição da Eucaristia. O Pão se torna o Corpo e o Vinho se torna Sangue de Cristo.
Bacia, Jarra e Toalha
Na mesma Quinta-Feira Santa, quando celebramos a Ceia do Senhor, recordamos que Jesus lava os pés dos discípulos e que nós somos chamados a seguir o seu exemplo “Se, portanto, eu, que sou o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, vós também deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Pois eu vos dei o exemplo, para que façais como eu fiz”. (Jo 13, 14-15)
Cordeiro
O cordeiro recorda num primeiro momento a aliança que Deus faz com seu povo ao libertá-los da escravidão do Egito. Ele também recorda Cristo, que no Novo Testamento é reconhecido como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! (Jo 1,29) a nova e eterna aliança.
Cruz
A Cruz é o símbolo principal da Sexta-Feira Santa, quando a Igreja celebra a Paixão e Morte de Jesus. No Calvário, Jesus foi crucificado pela salvação de nossos pecados e se dou até o fim por amor para salvar a humanidade. A cruz é o símbolo da redenção.
Círio Pascal
É a grande vela acesa no Sábado Santo, recorda Cristo Ressuscitado. Nesta celebração, todas as luzes da Igreja se apagam. A luz de Cristo é acesa e é passada a todo povo de Deus para recordar a Sua glória, pois Ele é aquele que passa pela morte e a vence, dando vida nova (Jo 20, 9).
Peixes
Antiquíssimo símbolo cristão, muito utilizado nos tempos de perseguição, e que representavam o Salvador.
Alfa e Ômega (αΩ)
Representa a primeira e última letras do alfabeto grego, aplicadas no Círio Pascal no Sábado Santo. Representam que Cristo é o princípio e o fim de todas as coisas.
Com informações de: a12.com