“Somente a mulher pura e casta é capaz de ajudar a salvar o mundo de hoje.” (Pe. José Kentenich)
Que belo caminho Deus pensou para enviar ao mundo a salvação: Maria Imaculada! Não só Maria, mas IMACULADA! Deus queria nos libertar de todo pecado, de toda impureza, por isso preparou o caminho por meio da pureza de Maria, sendo concebida sem pecado original. Assim, nossa querida Mãe passou pela vida, silenciosa, pura; seu ser era pleno de harmonia. Sua alma era dotada de riqueza interior e nela Deus habitou, fez dela sua morada para sempre.
Maria Imaculada é o ideal da pessoa humana! Aderir a este ideal nos torna pessoas profundamente religiosas, das quais a Igreja precisa, especialmente nos dias de hoje.
A festa da Imaculada nos estimula a viver a pureza de modo bem concreto, a partir de pequenas coisas, não por muitas palavras, mas pela conquista e o cultivo do autêntico ser feminino.
O mundo de hoje grita, porque tem saudade da pureza. Nosso Fundador, Pe. José Kentenich nos fala que a pureza é “parte essencial de nossa alma”. Portanto, nos dias de hoje, somos impulsionados ao desafio de ser a corporificação do espírito da Imaculada.
De que maneira podemos agir, nos dias de hoje, com este espírito semelhante ao de Maria Imaculada? Nosso Fundador, que foi um exemplo vivo deste espírito, nos ensina que aquilo que fazemos sozinhos, quando ninguém nos vê, essas coisas formam nosso ser, formam nossa alma, formam toda a nossa personalidade.
Assim, podemos passar pela vida, dotados de uma vida interior que brota de nossa sinceridade e transparência, nos relacionamentos com as pessoas, conosco mesmos e com Deus, tomando atitudes que revelam uma reta intenção, um amor-doação, que pode dar alma à nova cultura mundial.
Querida Mãe de Deus, tu que aspiravas ao grande e ao eterno, dá-nos neste Advento tua atitude de silêncio, de oração e interioridade. Contemplando teu ser imaculado, dá-nos penetrar, mergulhar no divino, ajudando o mundo a elevar-se ao eterno Pai. Implora para nós a graça da transformação de nosso ser “em Maria”, pelo Espírito Santo. Com seus dons, Ele quer usar-nos como instrumentos para a transformação do mundo.
Com nosso Pai e Fundador, animados de esperança, queremos contemplar a Imaculada:
“Quando nos ajoelhamos ante a imagem da Imaculada, muitos pensamentos, sentimentos, saudades e esperanças se despertam em nós. De todo o coração felicitamos a Imaculada Conceição por suas magnificências. Alegramo-nos ao vê-la porque nela contemplamos, como num espelho, a mesma glória que Deus nos quer dar”.
[1]Que assim seja!
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós!______________________________________________
[1] KENTENICH, José. A riqueza do ser puro, p. 15.