Em sua exortação apostólica Gaudete et exultate, o Papa Francisco nos chama a atenção, entre outros pontos, para o uso cristão da mídia.
Como católicos e devotos de nossa Mãe e Rainha, podemos fazer a diferença também no espaço digital, de forma cristã, coerente com a fé que professamos. Reconhecemos um cristão pela sua caridade, ou seja, pela forma de tratar as pessoas, sempre com amabilidade e respeito. Essa “regra de ouro” não caiu em desuso, mas continua sendo a norma pela qual se reconhece um discípulo de Cristo. “Nisto reconhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13,35).
A caridade cristã também se expressa no modo como utilizamos os meios de comunicação e como tratamos as pessoas nesses meios.
O Papa Francisco nos adverte:
- Pode acontecer também que os cristãos façam parte de redes de violência verbal através da internet e vários fóruns ou espaços de intercâmbio digital. Mesmo nos media católicos, é possível ultrapassar os limites, tolerando-se a difamação e a calúnia e parecendo excluir qualquer ética e respeito pela fama alheia. Gera-se, assim, um dualismo perigoso, porque, nestas redes, dizem-se coisas que não seriam toleráveis na vida pública e procura-se compensar as próprias insatisfações descarregando furiosamente os desejos de vingança. É impressionante como, às vezes, pretendendo defender outros mandamentos, se ignora completamente o oitavo: «não levantar falsos testemunhos» e destrói-se sem piedade a imagem alheia. Nisto se manifesta como a língua descontrolada «é um mundo de iniquidade; (…) e, inflamada pelo Inferno, incendeia o curso da nossa existência» (Tg 3, 6).
Levemos à sério este pedido do Santo Padre e sejamos cristãos 24h, também nos espaços digitais! O “continente digital” também precisa ser evangelizado e o melhor meio é nossa postura, nossa conduta, o exemplo que damos, usando sempre o respeito com as pessoas e a discrição. Postar notícias, artigos, imagens e frases que elevam, que ajudam as pessoas a serem melhores e mais felizes!
Que nossa consciência não nos deixe dormir neste sentido, para sermos sempre mais sal da terra e luz do mundo por uma nova terra mariana!
Publicado em 05 de novembro de 2019