Quem viu fotos recentes do Santuário Original de Schoenstatt (Vallendar/Alemanha), já percebeu que há uma mudança significativa ali: o pinheiro que fica logo atrás, junto ao Monumento dos Herois, foi cortado. A árvore teve de ser retirada porque seu tronco e raízes colocavam em risco a estrutura do Santuário Original. Essa é uma das transformações para este novo ano, realizadas em nome da melhoria na infraestrutura deste que é o coração pulsante da Obra de Schoenstatt.

E, além disso, outras mudanças estão por vir no início de 2019. A proposta de renovação do Santuário Original abrange alguns reparos que se fazem necessários ao longo do tempo. De 9 a 31 de janeiro de 2019, o Santuário estará fechado (leia a carta do reitor).

Saiba o que será reformado nesse período:

1. A iluminação no Santuário Original será refeita. É necessário deixar o interior mais claro, especialmente a parte frontal, próxima ao altar, pois algumas pessoas têm dificuldade ao ler, já que a luz é fraca. As luzes atuais também serão trocadas, caso contrário, poderiam queimar a lente da webcam e, além disso, há lâmpadas de LED modernas que consomem menos energia.

2. O atual sistema de som, controlado da sacristia, tem seis canais. Destes, apenas dois canais são usados, porque não podem ser colocados mais cabos – assim, é possível utilizar apenas quatro microfones simultaneamente. A partir de agora novos cabos serão instalados para que se possa utilizar até 12 microfones – os microfones chegarão, inclusive, até o Monumento dos Herois.

3. No Santuário Original será instalado um alto-falante, para que todos possam ouvir com mais precisão. Haverá, também, um novo alto-falante do lado de fora do Santuário, para aqueles que estiverem do lado exterior.

4. O quadro da MTA receberá um novo foco de luz e será retrabalhado para ficar mais seguro. O altar está torto no momento, porque o chão está torto. No lado esquerdo, o chão do Santuário é 2 cm mais baixo que o direito. Não é possível mexer no chão, mas pode se cortar a parte de baixo do altar, para que fique reto novamente.

5. Os bancos também devem ser renovados; eles precisam de novos genuflexórios, e assim por diante.

6. Por último, serão instalados cabos para a internet, para que seja possível instalar uma webcam no Santuário Original. Por um curto período de tempo houve uma webcam no Santuário Original, mas a rede sem fio era instável demais, então foi necessário retirá-la novamente.

Este será o cronograma:

No dia 9 de janeiro o Santuário será limpo. Grupos do Movimento levarão as peças para as casas e, ao final da reforma, trarão de volta novamente limpos e polidos.

Quando esvaziado, iniciará o trabalho interno no Santuário, colocando cabos, caixas de distribuição, preparando tudo para as novas lâmpadas e assim por diante.

Poucos dias depois, o mais tardar em 15 de janeiro, o pintor fará alguns reparos no gesso e cuidará de pintar o Santuário Original.

Em seguida, de acordo com o clima, uma escavadeira fará uma vala para passar os cabos de internet. Se estiver muito frio e a terra estiver congelada, esse trabalho será adiado. Ao todo, serão colocados cerca de 2000 metros de cabos.

Com informações de Agathe Hug
Fotos: Pilgerzentrale Schönstatt

Por: schoenstatt.org.br