Desafios, frutos e missão…
Juliana Dorigo– O Ano João Pozzobon encerra no próximo dia 10 de setembro, data em que comemoramos também os 71 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Um biênio que gerou muitos frutos, superou desafios e agora floresce. O que aprendemos ao longo desses dois anos?
Em setembro de 2019 demos início a essa jornada que se encerraria em 2020. Entretanto, em meio à caminhada, o mundo parou. A pandemia chegou de forma invisível e avassaladora, mudança de rotina, isolamento, perdas e a pergunta: Quando vai acabar?
Em meio a tantos dias difíceis, aprendemos que os desafios nos exigem inovação e assim, mesmo sem poder caminhar, a Mãe Peregrina chegou à muitos lares. Momentos que nos fazem lembrar das palavras de João Pozzobon:
“Querida Mãe, se por acaso soprassem os ventos fortes, e fechassem a porta do teu Santuário, um pedido: que não chegue a fechar-se essa porta sem que ali dentro se encerre meu coração. Quero ser sempre teu filho fiel. Abençoa-me”.
[1]As portas se fecharam, mas o coração de cada missionário da Mãe de Deus estava guardado no Santuário. Foi assim que muitas iniciativas surgiram, o Ano João Pozzobon se estendeu até setembro de 2021, muitas comunidades se reinventaram, levando a presença de Maria e seu filho Jesus e a solidariedade até aqueles que mais precisam, principalmente os mais vulneráveis pelas consequências da pandemia.
“Conserva a fidelidade e o amor, que tudo será alcançado. Não receies a cruz, porque, através de sacrifícios, encontrarás as alegrias”.[2] Pozzobon nos ensina que não devemos temer os desafios e os sacrifícios. Assim, a Campanha da Mãe Peregrina continuou, no esforço de cada missionário e coordenador que buscou outros meios, aprendendo com as ferramentas da tecnologia da comunicação, para chegar até as famílias.
Agora, estamos nos preparando para encerrar o Ano Pozzobon, de forma especial, novamente com a ajuda da tecnologia, vamos peregrinar por 11 Santuários de Schoenstatt no Brasil, com a Novena “O Incansável Peregrino”. Durante nove dias, vamos seguir os passos do Servo de Deus e iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, finalizando essa caminhada de muitos obstáculos, mas que foram superados com a insistência e inspiração nas palavras de um homem que nunca desistiu da sua missão.
“Daqui partiriam novas chamas de amor ardente. Já temos aqui muitas chamas ardentes. Este espírito, esta vida, vai levar muitos outros ao caminho do bem, a um caminho de transformação, ao caminho da salvação… Não há outro caminho: Maria é o caminho que leva a Jesus, e Jesus ao Pai, ao Deus Trino. (…) O mundo está correndo e procurando a libertação. Temos aqui um exemplo de libertação. Se seguimos esse caminho de Maria, se temos nossa Mãe no coração, somos libertados, encontramos a libertação. Podemos ter certeza de que fomos escolhidos para anunciar a liberdade. Quero dizer a todos: Muito obrigado! Estamos reunidos num só grande coração, o da Mãe de Deus, da Mãe, Rainha e Vencedora. Ela vence.”[3]
⇒Clique aqui e confira a programação completa do encerramento do Ano João Pozzobon.
Adquira a Novena “O Incansável Peregrino” no Secretariado através dos contatos:
Fone: 11 4414-4249
WhatsApp: 11 9 6861-9485
E-mail: recepcao@maepregrina.org.br
Referências:
[1] URIBURU, J. Esteban.Heroi Hoje não amanhã: Vida do pobre peregrino e diácono João Luiz Pozzobon. Santa Maria/RS. Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, 1991. Pág. 97
[2] Idem 1. Pág. 96
[3] Idem 1 e 2. Pág. 210 e 213