Campanha da Mãe Peregrina vai realizar um “Caminho Sinodal”

Juliana Dorigo– Você sabe o que significa o termo “sínodo”? Derivado do grego “sýnodos”, (reunião). O termo é composto pelo prefixo “sny” (junto com/ junto de/ junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). Quando fazemos a junção, o verbo grego “synodéo” significa “fazer um caminho com alguém”.

[1]

A Campanha da Mãe Peregrina está realizando o projeto “Caminho Sinodal”. Uma união entre os Secretariados de Atibaia/SP e Santa Maria/RS, em preparação ao jubileu de 75 anos que será celebrado em 2025. Nesta vivência, a Campanha convida seus missionários e coordenadores de todo Brasil para caminhar juntos.

A vivência de um sínodo

O Papa Francisco nos ensina três palavras chaves para a vivência de um sínodo: comunhão, participação e missão. “Celebrar um Sínodo é sempre bom e importante, mas só é verdadeiramente fecundo se se tornar expressão viva do ser Igreja, de um agir marcado pela verdadeira participação. E isto, não por exigências de estilo, mas de fé.” [2]

Ao iniciar a Campanha da Mãe Peregrina em 1950, João Pozzobon deu início a uma grande missão que permanece até hoje, com a ajuda de coordenadores e missionários que se dedicam a levar a imagem da Mãe de Deus com seu filho Jesus ao encontro das famílias.

“Schoenstatt trouxe para mim grande mudança, um enorme enriquecimento de minha fé, e também uma missão a realizar, um grande apostolado… quando me encontrei com Schoenstatt, quando comecei a Campanha, começou uma no­va vida, uma vida diferente”.[3]

Caminho Sinodal

Como podemos compreender um “Caminho Sinodal”? De acordo com o Papa “é importante que o caminho sinodal seja um processo em desenvolvimento; (…) num trabalho apaixonado e encarnado, que imprima um estilo de comunhão e participação orientado para a missão.”[4]

A Campanha quer proporcionar este caminho de partilha, diálogo e missão, para conhecer de forma mais profunda às diferentes realidades dos missionários, coordenadores e famílias de diversas regiões. Indo ao encontro daqueles que mais necessitam, evangelizando as famílias com a visita da Mãe Peregrina.

Vamos caminhar juntos?

A primeira parte deste projeto se encerra no próximo dia 18 de julho, para que este caminho seja iniciado, a participação de todos os coordenadores e missionários é fundamental!

→ Saiba mais sobre o “Caminho Sinodal”

 

 

[1] Sínodo: o que é importante saber? – Vatican News

[2] Acesso em: Francisco: Sínodo, expressão viva do ser Igreja. Escutar o Espírito e os irmãos – Vatican News

[3] URIBURU. Esteban. Herói Hoje, Não Amanhã. Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt. São Paulo, 1991, pág. 56.

[4] Idem 2