Paloma Resende Romero – Quaresma significa o período de quarenta dias que antecedem a celebração central do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo. Esse tempo, é um tempo que leva a reflexão e a conversão espiritual, que muitas vezes, não são fáceis de realizar.

A mensagem para a Quaresma de 2022, do Papa Francisco, é uma reflexão a partir de Gl 6,9-10a: “Não esmoreçamos na prática do bem, pois no devido tempo colheremos o fruto, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos tempos, façamos o bem a todos”. Deve-se lembrar que a quaresma é uma experiência de espiritualidade compartilhada e, em Schoenstatt, onde já se vive uma espiritualidade e uma cultura de vínculos, pode-se encontrar caminhos que levam a uma melhor vivencia da quaresma.

Viver a quaresma em comunidade, a torna mais fácil e leve

O Papa Francisco recorda que este é o tempo de fazer o bem, não somente agora, mas intensifica-lo! “Esta chamada para semear o bem deve ser vista, não como um peso, mas como uma graça pela qual o Criador nos quer ativamente unidos à sua fecunda magnanimidade”. Ao semear o bem, nos vinculamos ainda mais com nossos irmãos, e consequentemente, com aquele que nos pede isso, Jesus. Não há caminho sem o irmão, e não há um caminho sem o bem. Portanto, ao juntar ambos, a possibilidade de viver uma quaresma mais afinco, se aumenta.

Nesse ano, chame um amigo e pense em uma obra de caridade para fazerem juntos, leve esse amigo a uma missa ou para rezar um terço, essas ações aumentam a espiritualidade e elevam vínculos. Um fruto que é semeado adequadamente, pode vir de gestos insignificantes de bondade. Ofereça ajuda dentro de casa, de um bom dia por quem passar, de um abraço em quem está do seu lado. “É precisamente semeando para o bem do próximo que participamos na magnanimidade de Deus” (Papa Francisco).

Gestos como esses, trazem para perto o amor de Deus, mas também é essencial que a oração esteja presente nesses momentos. Durante as orações, é demonstrado a Deus, a necessidade que Ele esteja na vida de cada um. Durante a quaresma, é um tempo oportuno para se intensificar os momentos de orações durante o dia. Uma nova chance de demonstrar a Deus a necessidade e a gratidão dEle em sua vida, é lembrar pelo que se vive aqui na terra, é cultivar um vinculo com Aquele que nos deu a vida.

Fontes:

https://www.cnbb.org.br/mensagem-do-papa-francisco-quaresma-2022/
https://www.cnbb.org.br/quaresma-tempo-de-renovacao/

 

Publicado em: schoenstatt.org.br