Na catequese desta quarta-feira (09), o Papa Francisco refletiu sobre o encontro de Jesus com o jovem rico (Mc 10,17-22), dentro do ciclo “A vida de Jesus. Os encontros”, rumo ao Jubileu 2025.
Com o tema “Jesus Cristo, nossa Esperança”, o Papa dedicou sua catequese semanal a um encontro marcante do Evangelho: o de Jesus com o jovem rico, tal como narrado em Marcos 10,17-22.
Diante do Mestre, o jovem busca algo mais: ainda que tenha cumprido a Lei, seu coração carrega uma inquietação. Ele corre ao encontro de Jesus, ajoelha-se e pergunta: “Que devo fazer para alcançar a vida eterna?”. Mas Jesus, com um olhar terno e penetrante, não responde à lógica do mérito. Ele vê o coração.
O Papa nos recorda: “Somos verdadeiramente felizes quando percebemos que somos amados assim, gratuitamente, pela graça”. Nenhuma relação baseada na cobrança ou no interesse nos trará verdadeira alegria.
Jesus então convida o jovem a algo maior: deixar tudo, desapegar-se e segui-Lo. Uma proposta radical, de liberdade interior e comunhão. Mas o jovem se afasta triste. Triste por não conseguir abandonar as seguranças que o prendem.
“Quantas vezes confundimos riquezas com felicidade e nos esquecemos que o amor não se compra, não se exige: o amor se acolhe”, afirmou Francisco.
Ao concluir, o Papa nos convida a entregar ao Coração de Jesus nossas tristezas e inseguranças. Que possamos sentir Seu olhar de ternura e deixar que Ele nos conduza a águas mais profundas, onde habita a verdadeira esperança.
Fonte: vaticannews.va