Encontro online de coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina das dioceses de Jacarezinho/PR e Ourinhos/SP
Juliana Dorigo– Os Coordenadores e missionários da Campanha a Mãe Peregrina representantes das dioceses de Jacarezinho/PR e Ourinhos/SP, participaram do encontro online de formação no último sábado (24/04), oferecido pelo Secretariado de Atibaia/SP. O encontro foi conduzido pela coordenadora do Secretariado, Ir. Ana Maria dos Santos Lima.
A formação teve início com a acolhida no Santuário de Jacarezinho/SP, com a Ir. M. Santina Fernandes e Ir. M. Vilma Vassoler. Em seguida, a Ir. Ana Maria iniciou a reflexão do primeiro tema: o Ano João Pozzobon (prorrogado até setembro de 2021) falando sobre os desafios, frutos e missão. Onde coordenadores e missionários de diversas partes do Brasil compartilharam sobre as iniciativas que realizaram com as famílias e comunidades, mantendo viva a chama da missão com a Mãe Peregrina, para inspirar todos os presentes.
A Ir. Ana Maria explica que as iniciativas ajudam a sair do estado de paralização para seguir o exemplo de João Pozzobon: “Buscamos novos caminhos para chegar até as famílias. Aprendemos a usar as ferramentas dos meios de comunicação. Nessas iniciativas online de formação, oração e troca de experiências, sem dúvidas, vemos concretizado também em nossa vida as palavras do nosso herói que tomamos como lema do Ano João Pozzobon: entendi a missão e por ela a minha entrega foi total”.
Corrente em prol da família
Seguindo com a programação do encontro, a Ir. Ana Maria ministrou uma palestra sobre o material que está sendo trabalhado com as famílias neste ano, com o tema: “Minha família: terra maravilhosa”. Em 2021, como Igreja, vivemos o ano dedicado a São José e o Ano Família Amoris Laetitia (proclamado pelo Papa Francisco em 19 de março). Essas iniciativas têm como objetivo destacar a importância da família nos dias de hoje. Como Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, podemos remar juntos?
A Ir. Ana Maria explica: “Inserimo-nos nesta corrente em prol das famílias, indo ao encontro das famílias que recebem a Mãe Peregrina promovendo vivências que as permitam descobrir a beleza de ser família (…) queremos trabalhar para que cada família que abre as portas para receber a Mãe Peregrina, faça a experiência de ser ‘minha família: terra maravilhosa’”.
Enviados em missão
Para encerrar o encontro, em uma peregrinação online, Ir. M. Santina e Ir. M. Vilma conduziram a oração de envio. “A experiência da pandemia deixa claro para nós o papel central da família como Igreja doméstica e a importância dos laços que fazem da Igreja uma família de famílias”, ressalta Ir. M. Santina. As coordenadoras da Campanha Karina da Silva e Chaiane Moraes ajudaram no momento de oração.
No Santuário, diante da imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, o tabernáculo é aberto no altar para dar início a adoração do Santíssimo Sacramento, onde todos puderam levar em pensamento as intenções que traziam no coração e foram enviados para continuar a missão, se consagrando a Mãe de Deus, entregando as alegrias, as dificuldades e os desafios aos cuidados de Maria.