Fazer da Igreja um Lar que acolhe

Por: Juliana Dorigo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acaba de lançar as Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, para o próximo quadriênio (2019 a 2023). Com o objetivo de fazer da Igreja uma CASA e um LAR, que acolhe, apresentando os quatro pilares: Palavra de Deus, O Pão, A Caridade e o Pilar da Missão; que sustentam essa CASA.

A Palavra de Deus significa a iniciação da vida cristã e animação bíblica; O Pilar do Pão é a casa sustentada por meio da liturgia e espiritualidade; O Pilar da Caridade é o serviço da vida fraterna, o acolhimento daqueles que mais necessitam; O Pilar da Ação Missionária é a profunda experiência com Deus na comunidade, à vida missionária.

Casas de comunhão

Nas palavras do Papa Francisco, criar um lar representa criar uma família na união. “’Criar um lar’, em suma, é criar uma família; é aprender a ser unidos aos outros mais além dos vínculos utilitários ou funcionais, unidos a tal maneira que sintamos a vida um pouco mais humana. Criar lares, ‘casas de comunhão’, é permitir que a profecia tome forma e torne as nossas horas e nossos dias menos inóspitos, menos indiferentes e anônimos. É tecer laços que se constroem com gestos simples, cotidianos e que todos nós podemos realizar. Um lar, todos sabemos muito bem, precisa de cooperação de todos. Ninguém pode ser indiferente ou alheio, já que cada um é a pedra necessária em sua construção. E isso implica pedir ao Senhor que nos dê a graça de aprender a termos paciência, de aprender a perdoar a si mesmo, aprender todos os dias a recomeçar” (CV, n.217).

[1]

Desafios evangelizadores

De acordo com a CNBB, “as diretrizes foram elaboradas para ajudar a Igreja no Brasil a responder os desafios evangelizadores (…) São desafios humanos e religiosos, sociais e políticos, culturais e ambientais que atingem a todos, indistintamente. Como resposta inculturada a esses desafios, as Diretrizes destacam a centralidade das Comunidades eclesiais missionárias, com a imagem da casa sustentada pelos pilares”[2]

 

 

[1] Papa Francisco: Exortação Apostólica Pós-Sinodal Chritus Vivit.

[2] Documentos da CNBB 109– Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023