“Herói é quem consagra sua vida a algo grande”[1]
Ir. M. Marcia Carmo da Silva – Superman, Batman, Mulher Maravilha, Capitão América, Hulk, Homem Aranha, Homem de Ferro… Quem não se lembra deles? Por que eles nos encantam ou nos encantavam na infância?
Os super-heróis atraem o carinho das crianças porque possuem poderes com os quais conseguem superar as dificuldades, enfrentar os perigos e fazer coisas que para as pessoas normais são impossíveis. Esse universo imaginário revela a experiência da limitação humana que necessita de alguém forte, capaz de ajudar em qualquer situação.
Mas, o heroísmo é mais do que um mundo fantástico presente nas histórias, nos livros e filmes. Ele acontece quando, em nosso dia a dia, somos capazes de enfrentar as dificuldades que estão acima de nossas forças. A crise da sociedade atual necessita de heróis, pessoas que tenham iniciativa, determinação, resiliência e coragem para ações capazes de edificar o mundo novo.
Cada dia nos apresenta novos desafios. Como agimos diante das dificuldades? Lutamos como filhos confiantes ou nos desesperamos e nos deixamos levar pelo pessimismo?
Pe. José Kentenich ensina que “precisamos ser fortes, mas só o Espírito Santo é nossa força. Jesus disse aos seus apóstolos: Ele, isto é, o Espírito Santo, inspirar-vos-á o que haveis de dizer (cf. Mt 10, 19s). Em situações difíceis não podemos fiar-nos nos seres humanos”.[2]
Heróis existem também hoje
Poucas vezes houve tanta canonização de santos como atualmente. Os santos são heróis, são pessoas que superaram as lutas e dificuldades da vida na vivência do heroísmo da fé, da esperança e da caridade. A força e segurança que eles tiveram ao enfrentar a cruz e o sofrimento é fruto da atuação do Espírito Santo. Assim aconteceu na vida dos apóstolos, que, em pentecostes, recebem a coragem e iniciam o caminho de anúncio que os leva ao heroísmo da entrega da própria vida por Cristo.
Nem todo heroísmo é marcado pelo sangue. Somente um olhar atento é capaz de identificar, por exemplo, quantos atos heroicos uma mãe ou um pai faz pelo bem de seus filhos. Atitudes como: honestidade, fidelidade, paciência e humildade exigem muita força de vontade e nos convidam a despertar o herói dentro de nós.
Quais situações em minha vida exigem heroísmo? Qual minha atitude diante das dificuldades? O que posso fazer para abrir-me ao atuar do Espírito Santo?
“Se eu consigo ser heroico e fazer sempre a vontade de Deus, então sei que minha alma está sob o influxo do Espírito Santo”, diz o Pe. José Kentenich
[1] Kentenich, J. Eu saúdo os Lírios! Santa Maria/RS: 18 de janeiro de 1949
[2] Kentenich, J. Deus meu Pai. Santa Maria/RS: 1999.
Fonte:schoenstatt.org.br
Foto: pexels.com/pt-br