Aconteceu no dia 30 /09 encontro diocesano da Campanha da Mãe Peregrina de Leopoldina /MG. O encontro realizou-se na paróquia São José Operário, cidade de Leopoldina. Contamos com a presença da Irmã Márcia Maria, do Secretariado de Atibaia que dirigiu o encontro com o tema: Ano do Laicato e 50 anos de falecimento do Fundador da Obra Internacional de Schoenstatt, Pe. José Kentenich. O encontro contou também com a participação do padre Valtenir de Lima e Silva, pároco da São José Operário, que animou o encontro junto com o musico João Vitor.
Em sua palestra, a Ir Márcia Maria destacou que a Campanha da Mãe peregrina é formada em sua grande maioria e também conduzida pelos leigos. No Brasil, temos aproximadamente 140 mil imagens num total de aproximadamente 4 milhões de famílias que recebem a Mãe Peregrina nos seus lares . Podemos dizer que são quatrocentos milhões de leigos à serviço da evangelização, leigos evangelizando leigos , família evangelizando família . Então, não podíamos ficar de fora e não trabalhar com a Igreja neste ano do laicato. Para alcançar este objetivo, o Movimento Apostólico de Schoenstatt preparou um livro de estudos “Sal da terra e luz do mundo, para uma nova terra mariana”.
Vimos que o sal é responsável pelo sabor, porém quando exagerado sabemos que estraga, tem ser na medida certa. O sal nos ensina: quando testemunhamos nossa fé e cumprimos nossa missão, como batizados, e não colocamos em destaque, as pessoas sentem e percebem o efeito de nossas obras.
Fomos presenteados com a presença do bispo Dom José Eudes que no dia 15.09 completou o seu sexto ano de episcopado. Dom José chegou despercebido e sentou-se no meio dos participantes, mas em poucos segundos sua presença foi descoberta. Ele trouxe não somente sua benção mas também do Papa Francisco : “No dia 03 de setembro, tive a grata satisfação de participar da audiência com o Santo padre, o Papa Francisco, e de almoçar com ele. Momento no qual pedi a benção para todos do Brasil, Padres, consagrados, seminarista, leigos e leigas, em especial da diocese de Leopoldina . O contato mais próximo e filial com o nosso querido Papa Francisco renovou a minha vocação e me motivou a renovar, com novo ardor, o meu compromisso episcopal.”
Bem à vontade, Dom José saudou aos coordenadores e missionários parabenizando-os por sua missão e compromisso com a Igreja, presente na diocese. Agradeceu pelo empenho na evangelização e pela proximidade junto às famílias. Frisando que é um trabalho valioso, que dificilmente seria realizado contando somente com os padres ou religiosos.
A Ir Márcia Maria apresentou a equipe diocesana presente e prometeu que íamos reunirmos para ver como poderíamos ajuda nesta missão.
Finalizamos o encontro com a Santa missa presidida pelo padre Valtenir. Na homilia o padre Valtenir pediu que sejamos como Maria e Isabel as visita as famílias: “Onde Nossa Senhora chega a paz de Deus faz morada na nossa vida , que sejamos firmes missionários de Jesus Cristo, à semelhança de nossa Senhora ela foi apressadamente à casa de Isabel. Talvez tenha alguma Isabel precisando de você, reze um terço na casa dela ou faça uma visita para que ela possa encontrar com Nossa Senhora. Cuidemos uns dos outros aqui, porque um dia vamos todos estar lá em cima na presença do Pai.”
Por: Valéria de Cássia Azevedo Pacienza / Coordenadora da cidade de Ubá