16º Encontro da Campanha da Mãe Peregrina na Arquidiocese de Montes Claros/MG

Por: Glória do Carmo Nunes e Abel Rodrigues de Souza

A arquidiocese de Montes Claro/MG, recebeu entre os dias 02 a 04 de agosto, o encontro de formação para 0os coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina. A Ir. Márcia Maria Gusmão, acompanhou o encontrou e conduziu a formação, trabalhando com o lema: “Família missionária constrói a nova terra mariana”, tema do material desse ano.

No dia 02 de agosto, aconteceu a primeira parte do encontro aconteceu em Salinas/MG, onde um grupo de 30 pessoas se preparou para selar a Aliança de Amor com Mãe de Deus e instituir o Santuário – Lar. No dia seguinte, cerca de 100 pessoas acompanharam o encontro de formação. No dia 04 de agosto, cerca de 200 pessoas acompanharam o encontro que aconteceu na paróquia São João Batista, em Montes Claros/MG.

Construtores da nova terra mariana

No início da formação, após a oração de acolhida, a abertura do encontro é marcada pela palestra ministrada pela Ir. Marcia Maria, sobre o lema do ano, falando sobre a coragem de ser fiel e corajosos construtores da nova terra mariana, seguindo o exemplo do Servo de Deus, João Pozzobon, como um autêntico missionário, formado na Escola de Maria. Enfatizando que a Mãe de Deus merece um lugar de honra, em todos os lares que visita. Afirmando que é possível criar uma terra santa de famílias e formar santos membros, promovendo assim, a cultura do encontro.

“Servir missionário”

Após a formação, aconteceu a Santa Missa, que foi presidida pelo pároco Pe. Gilberto Rodrigues dos Santos Júnior. Em sua homilia, falou com clareza do “servir missionário” em sua totalidade, deixando para trás as vaidades e procurar ser instrumentos nas mãos de Deus, com alegria e por amor.

Juventude musical

Em seguida, os jovens de Jequitaí/MG, fizeram uma apresentação musical com o propósito, com o incentivo da Campanha, de lembrar que 2019 é o ano instituído pelo Arcebispo de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros Silva, como o “Ano Arquidiocesano das Juventudes”. O envolvimento trouxe outro ardor para o encontro. Os jovens foram os responsáveis por toda a animação, com as músicas próprias do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Semeador comprometido

O encontro encerrou com a Adoração ao Santíssimo. Um momento de gratidão por todos os acontecimentos, de entrega pelos que ainda virão, de se fazer um semeador comprometido com a tarefa de conscientizar a todos, da importância de bem celebrar o mês de outubro, como proclamou o Papa Francisco, o mês missionário extraordinário.

 

Veja mais fotos