2° encontro de formação do material do ano

Juliana Dorigo– O Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina, de Atibaia/SP, realizou na última terça-feira (06/04), o 2º encontro online de formação, do material de formação de 2021, com o tema: “Minha família: lugar da escuta da Palavra de Deus”. Neste encontro, foi trabalhado o primeiro pilar: a Palavra. O encontro online teve cerca de três mil acessos simultâneos.

A abertura do Encontro foi realizada pela Ir. Ana Maria dos Santos Lima, coordenadora do Secretariado. “Hoje nos reunimos para refletir que a nossa família é o lugar da escuta da Palavra de Deus”, disse Ir. Ana Maria. Em seguida, a oração inicial direto do Santuário de Londrina/PR, com a Ir. Marcia Silva.

Em seguida, a Ir. Ana Maria apresentou a Ir. M. Fabiana de Oliveira, do Santuário de Poços de Caldas/MG, que conduziu o encontro, falando sobre a importância da Palavra de Deus na família. “Na construção da nossa casa nós preparamos os fundamentos, e o fundamento é o amor de Deus e o amor à Mãe de Deus. Sem isso, nós não conseguimos solidificar a nossa família. (…) queremos trabalhar e construir esse alicerce que fundamenta a casa, que vai dar a sustentação para a nossa casa”, comenta Ir. M. Fabiana.

Interação ao vivo

Os participantes puderam interagis pelo chat durante o encontro. Aurea Randow​ escreve: “Senhor Jesus, dá-nos a graça de ler a bíblia e orar em família!”, Mary Mociaro comenta: “​A palavra de Deus deve ser sentida e Luz deve ser repassada para frente com nossas atitudes, gestos e nossas palavras ou devemos ser exemplos de cristãos para aqueles que ainda não sentem Cristo”.

Leitura orante

Representantes da Campanha de diversos lugares do Brasil participaram do momento da Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina). Maria Doleres Melo, do Rio de Janeiro/RJ; o Diácono Claudio Flatin e Laíde Flatin, de Palmas/TO; Aracy de Souza Andrade e Carlos Alberto Marinho da Fonseca, de Boa Vista/RO e o Bispo da Diocese de Barretos/SP, Dom Milton Kenan Júnior, que fez uma reflexão sobre a seguinte passagem:

Aquele, pois, que ouve estas mi­nhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem insensato, que construiu sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela caiu e grande foi a sua ruína.” Quando Jesus terminou o discurso, a multidão ficou impressionada com a sua doutrina. Com efeito, ele a ensinava como quem tinha autoridade e não como os seus escribas. (Mt 7, 24-29).

Dinâmica da “verdade”

Logo após, Ir. Fabiana retomou a palestra falando sobre a dinâmica da verdade, a importância de prevalecer a verdade pura, escreveu numa folha branca a palavra “verdade”, depois rasgou e amassou. Com o papel todo rasgado, conseguimos juntá-lo e formar um pilar firme que pare em pé s sustente algo sobre ele? “A ‘verdade’ deve ser lisa, se passa um pouco na mentira acontece essas deformidades, depois que a ‘verdade’ foi rasgada se torna muito difícil de reconstruí-la”, explica Ir. M. Fabiana.

João Pozzobon

Durante sua palestra, a Ir. M. Fabiana citou o exemplo do Servo de Deus, João Luiz Pozzobon. “Ele foi capaz de erguer um pilar sólido em sua família, educando seus filhos na escuta da Palavra e na prática da verdade.”

Oração final

O encontro foi encerrado com a oração final, no Santuário da Vila Mariana/SP, que foi conduzida pela Ir. M. Mariane Galina. Onde cada participante teve a oportunidade de levar diante da imagem de graças da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, suas intenções, consagrando as famílias e renovando a Aliança de Amor com a Mãe de Deus.

Veja mais fotos

2º Encontro: roteiro do ano 2021