4º Encontro online do roteiro do ano
Juliana Dorigo– O Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina, realizou na última terça-feira (20/04), o 4º encontro online do roteiro de estudos do ano, com o tema: “Minha família: casa do amor”, onde foi trabalhado o pilar da caridade. A oração de acolhida aconteceu no Santuário de Brasília/DF, com a Ir. M. Floriza Okuda.
A abertura foi realizada pela Ir. Ana Maria dos Santos Lima, coordenadora do Secretariado de Atibaia/SP, que apresentou a convidada especial deste encontro, a Ir. Mariane Galina do Santuário da Vila Mariana em São Paulo/SP. “Com alegria nós podemos partilhar essa missão que temos juntos com a Campanha da Mãe Peregrina e com as famílias”, disse Ir. Mariane que conduziu o encontro.
O pilar da caridade
O principal assunto do encontro foi a caridade. “A caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não se guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais acabará” (1 Cor 13, 4-8).
“A Mãe Peregrina traz o amor para dentro de casa. Ela carrega o amor, que é o próprio Deus. A Mãe Peregrina nos ajuda, Ela saí dessa fonte de graças que é o Santuário e vai até a nossa casa, para fazer da nossa casa um Santuário. Ela quer construir conosco uma ‘casa’, que seja essa terra maravilhosa, construída com esses pilares: da Palavra de Deus, do Pão e da Caridade”, diz Ir. M. Mariane.
Convivência em família
Ir. M. Mariane meditou com os participantes a frase do Papa Francisco: “Criar casa é criar família, criar laços que se constroem com gestos simples, diários e que todos podemos realizar” (Papa Francisco, janeiro de 2019). O Papa nos ensina três pontos importantes sobre a convivência em casa: a paciência, o perdão e o recomeço.
“Para recomeçar a nossa vida é preciso ter paciência e amor (…) Assim, nós queremos olhar: como estamos vivendo a paciência em casa? (…) Muitas vezes nós dizemos: ‘eu perdoo’ e outro diz: ‘eu perdoo, mas não esqueço’. Como que você pode perdoar e não esquecer? Aí falta o amor!”, explica Ir. Ir. Mariane.
Apóstolo da caridade
Durante o encontro, os participantes também puderam aprender com João Pozzobon e a sua vinculação a Deus transformada em gestos. Ele era sempre atento às necessidades do próximo, além de levar a imagem da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt às famílias, presídios, escolas… trabalhando de forma incansável para melhorar as condições de vida de muitas famílias. “…O objetivo atual é ser um reflexo da justiça cristã, viver um pelo outro, para uma conquista da dignidade e respeito da pessoa humana com seus valores, fazer encontro com os mais necessitados”. O encontro foi encerrado com a oração conduzida pela Ir. M. Gislaine Lourenço e Ir. M. Sandra Regina Netto no Santuário de Araraquara/SP. Colocando diante da imagem da Mãe Três Vezes Admirável as intenções que cada um que acompanhava o encontro, trazia no coração. Ao final, contemplando a imagem de graças da Mãe de Deus, os participantes renovaram a sua consagração. Veja mais fotos Para aqueles que não puderam acompanhar o encontro online na terça-feira, o Secretariado vai oferecer duas oportunidades: no sábado (24/04) às 15h, e no domingo (25/04) às 16h. Devido a pandemia, todas as atividades do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina estão sendo realizadas de forma online. Inscreva-se no Canal do YouTube para acompanhar todas as novidades. [1] URIBURU, Esteban. Herói hoje, não amanhã, p. 73.Encerramento
Participe das atividades do Secretariado