Outubro é o Mês do Rosário
O Rosário é uma das devoções marianas mais belas e antigas da Igreja. Embora seja considerada como uma oração mariana por excelência, segundo São João Paulo II, é de fato uma “oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem do Evangelho, da qual é quase um resumo. (…) Com ele (o terço), o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor”.
Muitos santos aprenderam a ver o terço como o escudo da fé que, por sua vez, é a chave que nos abre para os mistérios de Cristo e Maria. Sendo assim, iniciamos sempre a oração do terço professando a nossa fé, rezando o Creio.
O rosário é a oração apreciada por muitos santos e, em sua simplicidade e profundidade, permanece uma oração de grande significado, que produz em nós e em nossas famílias frutos de santidade.
O Papa Francisco dá o seu testemunho pessoal sobre a importância do rosário:
“O terço é a oração que sempre acompanha a minha vida; é também a oração dos simples e dos Santos,
é a oração do meu coração”.
Um filho de Maria jamais perecerá
Para as famílias que cultivam este costume da oração do terço, uma certeza vive no coração: “Um filho de Maria jamais perecerá”, pois é isto que lemos na moldura luminosa em torno da imagem da Mãe e Rainha de Schoenstatt, no Santuário; portanto temos a certeza de que a Mãe nunca abandona um filho que a invoca. Quantas vezes a invocamos na oração do terço! Certamente é a invocação mais querida por Maria, pois assim ela recebeu sua missão ao ser saudada pelo Anjo, que fez o alegre anúncio do nascimento de seu Filho Jesus.
A oração do terço nos traz outro significado: pela contemplação dos mistérios da salvação, assimilamos e adquirimos as atitudes de Jesus e de Maria; isso é uma decorrência psicológica do vínculo afetivo que se forma. Se a oração do terço é expressão do meu amor a Jesus e Maria, intuitivamente aceito suas atitudes em relação à vida e às pessoas. A boca reza, o coração acolhe e a vida traduz em ação.
Aprendendo com o Padre José Kentenich
Nosso Fundador, Pe. José Kentenich, diz que é importante trabalhar a fim de que o terço seja “um grande apostolado que realizamos, em primeiro lugar, na própria vida”.
“Daqui para frente não queremos assumir como um sagrado dever, rezar todos os dias o terço como o grande meio de salvação para o tempo atual? No Rosário tendes um compêndio de todas as grandes verdades que são capazes de formar nossa vida. Diariamente queremos oferecer à nossa Mãe uma coroa de flores vivas”.
Aprendendo mais sobre o rosário
Você sabia que podemos ganhar INDULGÊNCIAS quando rezamos o terço em família?
Segundo a Constituição Apostólica do Papa Paulo VI, sobre as indulgências, a Igreja concede este dom a quem rezar o terço em família, nas condições habituais (estar em estado de graça, ter comungado e rezado pelo Papa – AAS ______________________________________ Referências Bibliográficas:
Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, São João Paulo II
O Rosário, Pe. José Kentenich