Confira a mensagem especial que a Ir. Ana Maria dos Santos Lima, coordenadora do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, de Atibaia/SP, preparou para este 18 de outubro. Dia em que a Família de Schoenstatt celebra a festa da Aliança de Amor:

Queridas famílias, missionários e coordenadores que recebem em seus lares a visita da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt! 

É significativo que dentro de nosso Ano João Pozzobon podemos celebrar este dia da Aliança de Amor. Justamente neste mês dedicado ao Rosário e as Missões, nos reunimos para celebrar os 106 anos do Santuário de Schoenstatt que surgiu da Aliança de Amor, selada pelo Pe. José Kentenich e os seminaristas, em 18 de outubro de 1914. A partir deste dia, a Mãe de Deus tornou-se presente no Santuário, estabelecendo seu trono, transformando a Capelinha num lugar de graças e de romarias, para oferecer às inúmeras famílias, a feliz vivência de um encontro mais profundo com Cristo. “Conhecer Jesus é o melhor presente, que qualquer pessoa pode receber e tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas…” (DA, nº 29). 

Pela Aliança de Amor com Maria, temos a experiência de vivenciar o Cristo vivo que fortalece nossa fé, nossa esperança e nosso amor. Uma maneira de nos encontrarmos com Cristo é pela recitação do rosário, que este mês é dedicado a ele. “Recitar o rosário nada mais é do que contemplar, com Maria, o rosto de Cristo” (RV, 3). Quem medita o mistério de Cristo, pela oração do rosário, descobre o caminho para o encontro com Ele. Assim foi com o Servo de Deus João Luiz Pozzobon. Ele encontrou, no rosário, o tesouro precioso e a força de se assemelhar a Cristo. Ele relata: 

[…] por todas as experiências que fiz, o Rosário é um meio para unir o povo, para promover movimentos de romarias. Depois de rezar o terço, pode-se evangelizar as famílias.” (URIBURU, Esteban. Herói hoje, não amanhã  1ª edição) 

Justamente neste dia 18, dia do aniversário da fundação do Santuário e da Aliança de Amor, celebramos o dia mundial das missões. Dirigimos nosso olhar à Mãe e Rainha de Schoenstatt e a contemplamos como a “grande missionária, continuadora da missão de seu Filho e formadora de missionários. (DA, nº269) Ela, que peregrina em nossos lares indica-nos e oferece-nos Cristo, como nosso Mestre e Salvador. “Aprendemos dela a contemplar a beleza do rosto de Cristo e a experimentar a profundidade de seu amor. Mediante o Rosário, obtemos abundantes graças, como recebendo-as das próprias mãos da mãe do Redentor” (Cf. DA, n. 271) 

A Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, nos atrai ao seu coração pleno de graças, e neste tempo tão marcado pela falta de fé, de confiança em Deus, e de grandes aflições diante das consequências da pandemia provocada pela Covid-19, Ela está atenta a todos os que recorrem ao seu Santuário, ali ela desperta o filho adormecido dentro do nosso coração. Ela nos presenteia a graça de sabermos e experimentarmo-nos arraigados e ancorados no coração de Deus Pai, como filhos muito amados, como sua ocupação predileta.  

O Santuário, nosso Tabor, é o lugar da Aliança de Amor! Viver a Aliança de Amor é algo que nos compromete, em relação a Deus e à Mãe de Deus, em relação a nós mesmos e com nosso próximo. 

A Aliança de Amor é uma troca mútua de corações, portanto, quando entregamos a Maria o nosso coração, ela nos dá em troca o seu coração, com tudo o que possui, também com seu amor ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Assim, como por meio dela, Jesus se fez homem como nós, e participa em nossa natureza humana, da mesma forma, na Aliança de Amor com ela, participamos em sua unidade com o Filho, nela nos tornamos filhos e missionários Nele. 

Unidos a Cristo e Maria queremos rezar e lançar a semente da fé, esperança e amor no coração de nossos familiares. Na força da Aliança de Amor, buscamos evangelizar dentro deste pequeno e, ao mesmo tempo, grande campo de missão: nossa Família.  

Neste 18 de outubro, agradecemos a Mãe Três Vezes Admirável que a partir do Santuário de Schoenstatt, intercede a inúmeras famílias, a feliz vivência de um encontro mais profundo com Cristo por meio da Aliança de Amor. 

Feliz dia da Aliança!

Ir. Ana Maria dos Santos Lima
Coordenadora do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt
Atibaia/SP

 

(Foto: Karen Bueno)