Cerimônia acontece no próximo dia 24 de outubro

A jovem Benigna Cardoso será a próxima beata brasileira! Nascida na cidade de em Santana do Cariri, no estado do Ceará, a jovem será beatificada em cerimônia marcada para a próxima segunda-feira (24), às 17h, no Parque de Exposições da Expocrato. A Santa Missa será presidida pelo cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus/AM. Para a cerimônia é esperada a participação de cerca de 60 mil pessoas.

Ajuda preciosa da vida dos santos

O Papa Francisco ensina sobre a inspiração da vida dos santos para cada um de nós: “A vida dos santos constitui uma ajuda preciosa para reconhecer o estilo de Deus na própria vida: permite familiarizar com o seu modo de agir. O comportamento de alguns santos interpela-nos, mostrando-nos novos significados e oportunidades.” (Audiência Geral, 19 de outubro de 2022).

História da Menina Benigna

Benigna Cardoso da Silva, é a primeira Beata nascida no Ceará a receber esse ato, que é um passo para o caminho da canonização. Nascida no Sítio Oiti, em Santana do Cariri/CE, no dia 15 de outubro de 1928. Seu testemunho de santidade começou após o seu martírio, em 24 de outubro de 1941, aos 13 anos de idade.

Ao defender sua castidade, a jovem foi assassinada com golpes de facão dados por Raul Alves. Após sua morte, Benigna passou a ser venerada como mártir na Região do Cariri, considerada “heroína da castidade” e símbolo de resistência contra o feminicídio e a violência sexual contra crianças e adolescentes.

Saiba mais sobre a história da Beata Benigna no site da Diocese de Crato

Com informações de: vaticannews.va e Diocese de Crato