Na manhã deste sábado, 22 de fevereiro de 2020, foi publicado o decreto pelo qual o Papa Francisco reconhece as virtudes heroicas do Servo de Deus Mario Hiriart Pulido, do Instituto Secular dos Irmãos de Maria de Schoenstatt.
Conforme detalhado no Boletim da Sala de Imprensa do Vaticano, o Papa Francisco recebeu em audiência, nesta sexta-feira (21), o Cardeal Angelo Becciu, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Durante a audiência, o pontífice autorizou a referida Congregação a publicar vários decretos, incluindo o que reconhece as virtudes heroicas de Mario Hiriart.
A partir de agora, Mario é chamado, pela Igreja, de “Venerável”.
⇒ Leia o decreto do Vaticano (em italiano)
Quem foi Mario Hiriart?
Nasceu em Santiago, no Chile, em 23 de julho de 1931 e morreu em Milwaukee (Estados Unidos) em 15 de julho de 1964. Mario Hiriart foi o primeiro Irmão de Maria de Schoenstatt da América Latina. Ele é considerado o “31 de Maio vivido”, pois soube incorporar a missão de Schoenstatt a serviço da Igreja e corporificou o que o Pe. José Kentenich denomina de “homem novo”. Assim sendo, a Família de Schoenstatt se empenha, já há alguns anos, por sua beatificação.
O quer dizer “Venerável”?
A teóloga Amelia Peirone, responsável pela Causa de Beatificação de Mario, explica: