2º dia do Encontro Nacional de Coordenadores
Juliana Dorigo– Teve início nesta sexta-feira (08), o 2º dia do Encontro Nacional de Coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. No dia em que a Igreja celebra a festa da Natividade de Maria, a programação teve início com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Campinas/SP, Dom João Inácio Müller, acolhido pelo Pe. Antonio Brach, Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
Em sua homilia, Dom João recordou a missão de Maria. “Era uma mulher de princípios, Deus então a criou com a missão de ser Mãe do Redentor. Maria é missionária, a pessoa que que teve a missão de acolher o mistério maior que o Céu não pode conter. Maria recebeu a graça de ter fé, Deus a chamou para acolher tudo dele na pessoa do teu Filho, primeiro na alma e depois no ventre. Por isso Maria disse sim. (…) Deus na sua grande misericórdia, pensou com muito carinho em todos nós, e também no seu Filho Bendito, mas que nasceria de uma mulher. Por isso, Ele moldou com sua ternura para com muito zelo preparar a ‘mãezinha’ do Filho Bendito que ele queria nos dar como presente.”
Somos instrumentos!
Após a Santa Missa, os coordenadores acompanharam a palestra “Rumamos ao Jubileu da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt como instrumentos de renovação” que foi conduzida pela Ir. M. Claudete Maria Rauen, que destacou Maria como uma mãe presente e atenta que realiza Cristo em nós pelas três graças do Santuário: o abrigo espiritual, a transformação interior e a fecundidade apostólica. “A Campanha da Mãe Peregrina é o grande instrumento para tornar Cristo presente no mundo”.
Durante a palestra, Ir. M. Claudete também destacou o tempo jubilar como um momento de graças e fez um questionamento: o que Deus espera de nós? “O Jubileu é um tempo em que Deus nos oferece para repensar o nosso apostolado, avaliar o caminho que fizemos e traçar novas metas!” Acrescentando que os missionários e coordenadores tem a missão de conduzir pessoas ao Santuário. “Pela Campanha, nossa Mãe realiza uma nova visitação, nos braços dos coordenadores e missionários. Ela precisa de nós. (…) Somos instrumentos que Deus quer usar para tornar Cristo presente no mundo”.
75 anos de história
Logo após aconteceu a apresentação do painel histórico, com o tema “75 anos de história e de graças”, com as Irmãs de Maria Ir. Maria Marcia Francisca dos Santos Alves e Ir. M. Rosequiel Fávero, de Santa Maria/RS, trazendo vivências sobre a vida e missão de João Pozzobon, desde o início da Campanha.
Marcelo e Flavia Gonçalves, de Contagem/MG, comentam. “Nós começamos esse segundo dia com um impulso extraordinário. (…) Deste Encontro nós esperamos com João Pozzobon, criar um GPS missionários, vamos seguir os passos de João Pozzobon rumo aos 75 anos da Mãe Peregrina!”
A programação ainda vai continuar com o momento de oração do Terço e a noite cultural com diversas apresentações.