Qual é o sentido e significado de uma coroação?
Pe. Nicolás Schwizer– Mãe, tu mereces a coroa, porque és Rainha. Maria não é Rainha porque nós a coroamos; pelo contrário, nós a coroamos porque já é Rainha. E por que ela é Rainha?
Em primeiro lugar, porque o próprio Deus a coroou Rainha. Segundo o plano de Deus, Jesus Cristo e sua Mãe estão inseparavelmente unidos pela obra de redenção, tanto aqui na terra como lá no céu. O Homem-Deus é Rei do universo; então, por desígnio divino, também sua Mãe tem que ser Rainha, ao lado de seu Filho. Deus a fez Rainha porque é a Mãe do Rei. Para ser digna Mãe do Rei, Deus a encheu de privilégios extraordinários: sua Imaculada Conceição, sua plenitude de graça. Maria não é Rainha por mérito próprio, mas, sim, por sua relação única com o Filho. Porém, como Cristo se fez Rei no monte Calvário, assim também Ela teve que conquistar para ser sua Rainha, ao pé da cruz.
Maria é Rainha, sem segundo lugar, porque a Igreja a coroou Rainha. O título de Rainha foi dado a Maria pela tradição cristã já desde os primeiros séculos. Encontra-se entre os mais antigos documentos da Igreja.; desde então, muitas comunidades, muitos filhos de Maria a coroaram. Por isso, Pio XII instituiu, no ano de 1954, a festa litúrgica de Maria Rainha. A Igreja considera que Maria, a partir da sua Assunção aos céus, está sentada como Rainha ao lado de seu Filho e exerce com ele sua função real, o que nos sugere um segundo motivo para coroar Maria:
Mãe, tu mereces uma coroa, porque tens poder real
A Santíssima Virgem tem poder de governar junto com seu Filho. Pouco significaria estar sentada em um trono. Não, Ela quer estar sentada no trono e governar. Santo Tomás de Aquino esclarece: “Maria tem uma dignidade quase infinita; portanto, tem também um poder quase infinito”. Pensemos na cena de Caná: seu pedido apressa a hora em que Jesus manifesta sua glória e divindade.
Por que coroar Maria?
Depois de ter visto brevemente o sentido de coroação, fica a pergunta: e nós? Por que nós queremos coroar Maria? Por três razões:
Mãe, tu mereces uma coroa como testemunho de nossa gratidão. Com a coroa, queremos agradecer a Maria pelos anos de sua presença e atuar em nosso meio. Ela tem educado e nos formados para sermos apóstolos e instrumentos neste país que tanto necessita de sua presença.
Mãe, tu mereces uma coroa como expressão do nosso desemparo. Somos tão pequenos, tão fracos diante das grandes tarefas da vida. Custa-nos tanto sermos bons pais, esposos, filhos, irmãos. É difícil para nós aceitarmos o outro com suas faltas e limitações e ainda mais sermos compreensivos e tolerantes com as pessoas. Custa-nos sermos autênticos e honestos considerando o ambiente corrupto que nos rodeia. É-nos quase impossível vencer nossas faltas de caráter, vícios e aspirar seriamente à perfeição e santidade cristã.
Diante a todas essas limitações, dizemos com humildade: coroar Maria significa reconhecer nossa própria impotência, que necessita do poder e do amor de nossa Rainha. Significa confiar cegamente nela, esperar todo seu poder e amor, pedir-lhe que Ela nos acompanhe e nos dê fortaleza em nosso caminho.
Mãe, tu mereces uma coroa como sinal do nosso compromisso. Sabemos que precisamos colaborar com nossa Rainha, oferecendo-nos como seus instrumentos. Ela precisa de nossas mãos, nossos olhos, o coração de cada um, para poder realizar sua grande missão no meio de nosso povo. Para isso, quer nos preparar e nos educar. Sejamos generosos e incondicionais para com nossa Mãe; sejamos servidores e filhos dignos de nossa Rainha. Lembremos tudo o que ela já fez por nós e por meio de nós, apesar de nossa fragilidade.
Mãe, tu mereces a coroa!
Tradução: Maria Rita Vianna