Encontro online de Patos de Minas/MG e Itapetininga/SP

Juliana Dorigo– Os coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina, representantes das dioceses de Patos de Minas/MG e Itapetininga/SP, participaram do encontro de formação online que aconteceu no último domingo (25/04). A Ir. Ana Maria dos Santos Lima, coordenadora do Secretariado de Atibaia/SP, conduziu o encontro.

Na primeira parte da formação, o tema foi o Ano João Pozzobon (prorrogado até setembro de 2021), falando sobre os desafios, frutos e missão. Mesmo em meio a pandemia, a Campanha da Mãe Peregrina buscou novos caminhos para continuar sua missão de evangelizar as famílias, se adaptando as novas formas de comunicação.

A Ir. Ana Maria explica que a partir dessas convicções vivenciamos o Ano João Pozzobon e aprendemos com o Servo de Deus que a Campanha não pode parar. “Fomos ousados ao quebrar as barreiras criadas pela pandemia. Todas as ações apostólicas que nasceram durante este tempo nos permitiram viver o Ano João Pozzobon tal como nos propusemos. Mais do que celebrar, nós conseguimos impregnar em nós o espírito missionário de João Luiz Pozzobon”.

Corrente em prol da família

Seguindo com a programação, na segunda parte da formação a Ir. Ana Maria ministrou uma palestra onde abordou o roteiro de estudos da Campanha “Minha família: terra maravilhosa”. “Nós estamos conscientes que a pandemia nos despertou a semear a esperança, sobretudo porque após a pandemia, nós da Campanha da Mãe Peregrina queremos ser protagonistas na reconstrução de um mundo melhor”, comenta Ir. Ana Maria.

Durante o ano de 2021, o Papa Francisco em comunhão com a Igreja realizou duas iniciativas em prol das famílias: o “Ano de São José” e o “Ano Família Amoris Laetitia”, nesta vivência, a Campanha da Mãe Peregrina se une a esta corrente que tem um único objetivo: proteger a família. “Somos todos chamados a remar juntos (…) nos inserimos nesta corrente em prol da família indo ao encontro das famílias que recebem a Mãe Peregrina, proporcionando vivências que as permitam descobrir a beleza de ser família”, explica Ir. Ana Maria.

Virtualmente no Santuário

Ao final do encontro, os participantes puderam realizar uma peregrinação online até o Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. Através da tecnologia dos meios de comunicação, o Santuário pode estar dentro de cada casa, onde todos puderam compartilhar com a imagem da Mãe, Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, as intenções que traziam no coração.

O momento de oração foi conduzido pela Ir. M. Nelly Mendes, Ir. Juliana Maria Nogueira e pelo Pe. Francisco José Lemes Gonçalves, que cuidou do momento de adoração com a bênção do Santíssimo Sacramento. A partir do Santuário, os missionários e coordenadores foram enviados virtualmente, para que possam prosseguir com a missão de levar a Mãe de Deus ao encontro dos filhos, superando desafios e dificuldades, renovando o ardor missionário.