Encontro de coordenadores e missionários da Diocese de Osasco/SP
Juliana Dorigo- O encontro de formação de coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, da região de Carapicuíba/SP, reuniu mais de 300 pessoas, em 14 de abril, na Paróquia São Pedro e São Paulo. O momento teve a participação da coordenadora do Secretariado da Campanha, Ir. M. Marcia Silva, de Atibaia/SP, para falar sobre o roteiro “Fiéis à origem, uma sinfonia de oração”.
A programação teve início com a Santa Missa que foi presidida pelo Padre Carlos Eduardo Souza Roque e concelebrada pelo Pe. Hélio Pedro de Souza, assessor eclesiástico da Campanha da Diocese de Osasco/SP. Durante a celebração, o Pe. Eduardo manifestou sua alegria por acolher esse encontro mariano, pois assim, também estava acolhendo a Mãe de Deus, a imagem Auxiliar da diocese. Em sua homilia ele fez referência ao lema: “Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança”
“Quando a Mãe de Deus vai peregrinando entre as famílias, muitos estão como um vaso quebrado, em pedacinhos. Ela também recolhe esses cacos, às vezes a nossa vida está tão conturbada, com tantas dificuldades, e a Mãe de Deus recolhe esses caquinhos para juntar novamente, reerguer e dar esperança na caminhada”
Formar uma grande sinfonia de oração
Em seguida, os presentes acompanharam a primeira palestra do dia que foi conduzida pela Ir. M. Marcia, motivando a todos sobre o roteiro de encontros que neste ano traz em seu conteúdo três frentes: a oração, formação e o capital de graças. A caminho do jubileu de 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina.
“É importante incentivar e realmente trabalhar juntos, nos empenhando nessa preparação do jubileu dos 75 anos da Campanha, mas formando esta grande Sinfonia de Oração, levando as famílias, proporcionar com as famílias esse momento de oração com o terço”.
Após a palestra, aconteceu o momento de orientações práticas sobre as atividades da Campanha, incentivando o trabalho e a renovação com a Infantojuvenil, de coordenadores e lideranças
Senhor, ensina-nos a orar
“Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11,1). A importância da oração foi o tema central da palestra do Pe. Fernando Ribeiro, coordenador diocesano de movimentos e pastorais e Pároco da Paroquia Nossa Senhora Aparecida, de Osasco/SP. O Sacerdote ressaltou a Igreja como um lugar de encontro com Deus, a oração do terço e a leitura da Sagrada Escritura.
“A Igreja é casa de oração, não é uma pastelaria, nem cassino para fazer bingos, esse não é o foco, claro que o dinheiro é necessário para fazer a manutenção pois, tudo tem gastos, mas o foco principal da Igreja é ser uma casa de oração, um lugar de encontro com Deus.”
Sobre a oração do terço, o Sacerdote explicou a importância de se concentrar nos mistérios e vivenciar os acontecimentos. “Quando rezamos o terço, temos que estar com a cabeça no acontecimento, no mistério que estamos contemplando, se colocar naquele momento.” A leitura da bíblia também é fundamental para uma vida de oração.
“É importante ler a Bíblia, às vezes não entendemos tudo, mas é importante ler e gravar alguns versículos. Quando Maria canta o Magnificat, o que ela fez foi trazer aquilo que estava dentro do coração dela, aqueles versículos, passagens que ela tinha decorado das escrituras. Por isso é importante ler e gravar alguns versículos. Quando vem uma situação lá na frente, aquela passagem que você decorou pode ser uma força, um consolo”.
Rezar pelas famílias
O encontro foi encerrado com o momento de adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, conduzida pelo Pe. Eduardo, rezando por todas as famílias e a Campanha da Mãe Peregrina, pedindo forças para dar continuidade a missão junto às famílias, principalmente neste Ano da Oração proclamado pelo Papa Francisco.
Veja mais fotos
Fotos: Paróquia São Pedro e São Paulo