As crianças da Campanha da Mãe Peregrina Infantojuvenil, da Paróquia São José Operário, em Suzano/SP, realizaram a 2ª prova da Ginfanto, a gincana da Campanha da Mãe Peregrina, com o objetivo de levar conforto e esperança a idosos e pessoas debilitadas da comunidade.

O encontro foi organizado pelas missionárias Viviane Souza e Marcela Gonçalves Martins, com o apoio de Rafaela Ribeiro, Larissa Silva e Sandra Ribeiro, que cuidadosamente planejaram todos os detalhes da ação.

O evento foi amplamente divulgado entre os jovens e crianças da paróquia, tanto nos encontros de catequese, em parceria com os catequistas, quanto nas redes sociais. A proposta era clara: proporcionar uma tarde de carinho e atenção às pessoas que, devido a dificuldades de locomoção, não podem mais participar ativamente das atividades da igreja.

O encontro teve início com a recepção das crianças e uma oração, seguida pela confecção de cartas e bilhetes, que foram cuidadosamente decorados com desenhos e mensagens de conforto e esperança. Cada carta foi personalizada e endereçada aos idosos e moradores da Obra Missionária Santo Antônio de Pádua, que seriam visitados.

As visitas foram realizadas em três grupos, que levaram as crianças até as casas de Dona Maria, de 92 anos, e Dona Alzira, de 98 anos, ambas participantes da Campanha da Mãe Peregrina. Além disso, os moradores da Obra Missionária Santo Antônio de Pádua também receberam a visita das crianças, acompanhadas por missionárias, catequistas e mães da paróquia.

A missionária da Campanha da Mãe Peregrina dos Enfermos, Maria de Fátima de Freitas Moura, falou sobre a alegria da Dona Alzira de acolher as crianças. “Ela ficou muito feliz, e pediu para voltarem mais vezes porque gostaria de preparar um café da tarde para eles. Foi muito gratificante ver como ela sorriu e se emocionou”.

Maria Dilamar, é filha da Dona Maria e comenta sobre como foi importante o momento de partilha com as crianças. “Foi uma visita onde as duas partes aprenderam muito. As crianças trouxeram lindos textos para a minha mãe, deixando-a muito feliz, pois vive só, apesar da família ser grande. Ela se sentiu feliz e importante. O trabalho desses pequenos faz uma grande diferença na vida das pessoas idosas, fazem com que se sintam importantes as duas gerações, tanto o idoso como a infância. Esse encontro é sempre belo. Que as crianças continuem levando fé e amor aos mais sábios.”

Durante as visitas, os participantes partilharam a leitura do Evangelho de São Marcos (1, 29-31), refletindo sobre a cura das “febres” cotidianas que Jesus realiza em nossas vidas. Os idosos expressaram a alegria de receber as visitas e destacaram a importância desses momentos, que os reconectam com a comunidade e a fé.

“Eu gostei muito porque na casa deles tinha coisas simples, lá eles são simpáticos e tinha um senhor muito legal que interagia com a gente e eles gostaram das palavras que a minha mãe leu na Bíblia”, comenta Tiago Souza Moreira.

Ao final das visitas, as crianças retornaram à paróquia, onde um lanche foi servido. O grupo que visitou Dona Maria foi ainda agraciado com um café preparado pela própria anfitriã. O encontro foi encerrado com uma oração de agradecimento, celebrando a experiência enriquecedora para todos os envolvidos.