Encontro de formação com as famílias

Juliana Dorigo– O Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina, de Atibaia/SP, realizou na noite da última terça-feira (13/04), o 3º encontro do material do ano com o tema: “Minha família: casa do Pão”. O momento de formação foi apresentado pela Ir. Ana Maria dos Santos Lima, coordenadora do Secretariado.

O encontro teve início com a oração no Santuário de Guarapuava/PR, com a Ir. M. Lourdes Fátima da Silva. “O pão é o alimento com o qual, normalmente, iniciamos o nosso dia. Ele está presente em nossas mesas e nos lembra que Jesus se fez pão para a nossa salvação: a Eucaristia é um alimento simples, como pão, mas é o único que sacia verdadeiramente a nossa “‘fome de amor’”.

[1]

“Infelizmente, devido a pandemia nós estamos privados da participação presencial da Santa Missa, e não vemos a hora de poder realmente nos aproximar da Mesa do Pão Eucarístico, mas isso não nos impede de participar de forma espiritual acompanhando as transmissões online (…) ali também Cristo se faz presente na Eucaristia”, disse Ir. Ana Maria.

Iluminação bíblica

Em seguida, a família do Fernando e da Vivian Fregonesi, de Brasília/DF, participaram do momento da iluminação bíblica:

Os irmãos eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações. […] Todos os dias frequentavam o templo, como se tivessem uma só alma, e partiam o pão em suas casas; tomavam o alimento com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus e gozando de simpatia de todo o povo. (At 2,4 42 ss).

“Quando nós partilhamos uma refeição juntos, não estamos só saboreando uma refeição (…) quantas vezes não é ao entorno da mesa que a família precisa conversar sobre as dificuldades e com fé permanecer no caminho e saber que no final do túnel tem uma luz da esperança. Hoje devido a esse mundo acelerado no qual nos encontramos, nós perdemos isto. O fato de estarmos todos dentro de casa, não significa que estamos nos encontrando”, explicou Ir. Ana Maria.

Homem eucarístico e orante

Seguindo a programação do encontro, o casal Roberto e Margareth Nascimento falaram sobre o exemplo de João Pozzobon como homem eucarístico e orante. João Pozzobon foi um exemplo de alguém que viveu uma união com Cristo. Ele era consciente da grandeza de Deus em sua vida, sentiu-se impulsionado a conduzir muitas pessoas a um encontro pessoal com Cristo, para que todos pudessem experimentar o mesmo amor.

A Ir. Ana Maria explicou a importância do exemplo do Servo de Deus. “Hoje usamos muito o exemplo de João Luiz Pozzobon por ele ser um pai de família e tem as suas experiências que podem contribuir conosco e nos dar força e estímulo para seguir adiante com nosso objetivo de fazer nesta jornada a experiência de que a minha família é terra maravilhosa”.

Casa do Pão

O desafio para essa semana é convidar a família para fazer uma refeição juntos à mesa, como oportunidade de partilhar o alimento e a vida, ofertando ao capital de Graças o esforço por cumprir o propósito em família, contribuindo para que a família se torne essa terra maravilhosa, casa do pão. A oração de encerramento foi realizada no Santuário do Rio de Janeiro/RJ, entregando as intenções de cada participante trazia no coração diante da imagem da Mãe de Deus, com a consagração a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Os participantes do encontro se prepararam ao longo do dia fazendo pães e colocaram no cantinho especial de oração.  Ao final, uma surpresa: o Pe. Francisco José Lemes Gonçalves, capelão do Santuário de Atibaia/SP, realizou a bênção dos pães. “Queremos que essa bênção se estenda a todos aqueles que tem o pão de cada dia em casa e aqueles que infelizmente o pão é escasso. (…) Que aqueles que são empregados não esqueçam dos que estão desempregados. Que essa bênção sirva para a sua casa e para aqueles que você vai partilhar o pão”, disse o Pe. Francisco.

Anote na agenda

Para aqueles que não puderam acompanhar o encontro na terça-feira, o Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina vai oferecer duas oportunidades: no sábado (17/04), às 15h e no domingo (18/04), às 16h.

 

Veja mais fotos

3° Encontro minha família: terra maravilhosa 13-04

 

 

 

[1] Roteiro de encontros. Minha Família: terra maravilhosa. Pág.37