Assessoras da Campanha da Mãe Peregrina se reúnem em Atibaia/SP

Juliana Dorigo– As Irmãs Assessoras da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, das regiões Sudeste e Paraná, se reuniram para um encontro online na última segunda-feira, 11 de janeiro, no Santuário de Atibaia/SP, para dar início aos trabalhos e os planejamentos das atividades que serão apresentadas aos coordenadores, missionários e famílias em 2021.

Trabalho em equipe

A Ir. Ana Maria dos Santos Lima, coordenadora do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina, de Atibaia/SP, explica sobre a importância do trabalho das Irmãs Assessoras para dar continuidade a Campanha em meio as restrições. “Com o início da pandemia e descobrindo as possibilidades dos meios de comunicação, acabamos ao longo do ano nos reunindo mais vezes, via vídeo conferência e isso tem sido muito positivo, pois quando dialogamos mais conseguimos imprimir força em nosso trabalho em conjunto”

A coordenadora, também destacou os temas abordados no Encontro “Demos continuidade ao projeto do trabalho com as famílias da Campanha neste novo ano. Podemos concluir o projeto pois foi sendo construído no último mês. Também nos dedicamos no planejamento do Encontro para Coordenadores e Equipes Diocesanas. Sou muito grata a cada assessora, pois fazemos juntas a experiência de um bom trabalho em equipe”.


Um ano dedicado à Família

A Campanha da Mãe Peregrina neste ano vai dar continuidade a vivência do Ano João Pozzobon, que foi prorrogado até setembro de 2021, no momento em que o Papa Francisco convoca a Igreja para o Família Amoris laetitia”, com o Ano São José. “Eu acredito que como Campanha da Mãe Peregrina, nós temos muito a contribuir. A nossa grande missão é salvar as famílias! A Mãe e Rainha sempre está de braços abertos para acolher essas famílias, para distribuir e presentear as graças que tanto necessitam”, explica a Ir. Gislaine Lourenço, do Santuário de Araraquara/SP.

“A Providência Divina quis dar ênfase à vida do Servo de Deus, João Luiz Pozzobon, estendendo o ano a ele consagrado por mais um ano. Unidos à Igreja que proclamou o ano dedicado à São José, podemos ver em Pozzobon o pai ousado, o apóstolo e ‘burrinho’ de Maria, que como São José, atuou criadoramente no anonimato”, diz Ir. Adriane Maria Andrade, do Santuário de Confins/MG.

Expectativas para um novo tempo

Devido as restrições por conta da pandemia, os encontros de formação serão online, a Ir. Marcia Silva, do Santuário de Londrina/PR, comenta sobre essa adaptação. “Vemos que a Campanha da Mãe Peregrina com os missionários e coordenadores, conseguiram se adaptar são as plataformas online, um novo modelo que nós temos agora para dar continuidade as formações. Sabemos da dificuldade, mas também o empenho a vontade que eles têm de estar próximo ao Santuário, de se manter informados. Muitos já conseguiram se readaptar a esse novo formato que nós temos para as formações. Uma prova disso é o número de pessoas que estão participando das formações para a Aliança de Amor, Santuário Lar que nós iniciamos no ano passado”.

Em meio a tantos desafios, a Campanha da Mãe Peregrina não mede esforços para chegar até as famílias. A Ir. M. Floriza Okuda, do Santuário de Brasília/DF, explica a importância da participação nos encontros online. “É possível continuar evangelizando em tempos de pandemia? O que a Mãe e Rainha espera de nós? Olhando para João Pozzobon nada foi impedimento para levar Mãe: longas caminhadas sob sol ardente, chuva, ataques até por parte de sacerdotes. ‘Herói hoje…’, ‘Eu entendi a missão e por ela a minha entrega foi total’. Nada deveria ser impedimento para que a Mãe possa continuar desempenhando sua missão nas famílias. Ainda mais em tempo de pandemia. E nós, coordenadores e missionários que assumimos o compromisso e nos colocamos a disposição como instrumentos, não podemos nos omitir frente a urgência: todas as nossas forças para salvar as famílias”.

Foto: Juliana Dorigo


Minha família: terra maravilhosa

“O Encontro nos ajuda por meio da troca de experiências, pois cada uma está atuando em um local diferente com realidades distintas. Essa troca é muito importante para o enriquecimento do nosso trabalho como assessoras da Campanha da Mãe peregrina. Que todas nós saímos enriquecidas deste encontro e atuando nos diversos locais e nas dioceses do Brasil, para que possamos efetivar e realizar o nosso rico trabalho do ano: ‘Minha família: terra maravilhosa’ levemos essa realidade para as famílias de que ela é de fato essa terra maravilhosa”, comenta Ir. Fabiana Maria Costa, do Santuário do Rio de Janeiro/SP.

Em 2021 a Campanha da Mãe Peregrina volta a trabalhar o lema: “Minha família: terra maravilhosa”, que teve de ser adiado por conta da pandemia. O Estudo do ano traz em evidência a família como um “campo” no qual se esconde um tesouro. “O Reino dos Céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo”. (Mt 13,44)

Anote na agenda!

O Roteiro de estudos e as novas linhas de trabalho serão apresentados no Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas, que acontece online no próximo dia 27 de fevereiro, às 09h. Informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve no site: maeperegrina.org.br.