Encontro das Assessoras da Campanha da Mãe Peregrina

Juliana Dorigo – O mês de janeiro é dedicado para a preparação do ano que se inicia. As Irmãs de Maria assessoras da Campanha da Mãe Peregrina, do regional Sudeste e Paraná, estão reunidas nesta terça-feira, 21, no Santuário de Atibaia/SP, para planejamento das atividades que serão apresentadas aos coordenadores, missionários e famílias.

A Ir. Ana Maria dos Santos Lima, coordenadora do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina, comenta: “Estamos trabalhando a corrente de vida dentro do Ano João Pozzobon, assim vamos nos preparando para o encontro diocesano, nesta mesma linha, vamos aplicar ao material do ano, que está sendo produzido desde novembro de 2019. Neste encontro, temos a oportunidade de conversar sobre os desafios da Campanha, trabalhamos a parte prática e burocrática”.

Aprofundar a missão

 “Neste ano queremos celebrar e aprofundar o amor a missão, renovando a campanha. A exemplo do Servo de Deus João Luiz Pozzobon, levar a Mãe de Deus há muitas famílias, especialmente aquelas famílias que mais necessitam da presença de Jesus e da nossa querida Mãe”, diz Ir. Fabiana Maria Costa, do Rio de Janeiro/RJ.

Ano João Pozzobon

A Ir. M. Inêz Donati, de Jacarezinho/PR, fala da importância dos trabalhos, em meio as comemorações do Ano João Pozzobon: “Em relação ao nosso trabalho, de preparar este ano João Pozzobon, que é muito importante para nossa Campanha a nível nacional. Um trabalho com toda a formação deste ano, aprofundar a missão da Campanha da Mãe Peregrina no Movimento Apostólico de Schoenstatt, para Igreja e para o nosso mundo. Evangelizar as famílias com Maria! A Mãe Peregrina vai à frente e ela leva seu Filho, e nós como instrumentos– missionários e coordenadores–somos chamados a continuar essa missão”.

Igreja é missão!

“É tão bonito poder planejar juntas, traçar metas e ver onde Espírito Santo Sopra. A Campanha está sempre atenta ao que é latente na Igreja. O que nós podemos responder, pensando naturalmente nosso trabalho nas paróquias. Nossa inserção e nessas milhares de famílias que recebem em sua casa a Mãe Peregrina. Este ano especialmente queremos dar uma ênfase no documento da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sobre novas diretrizes evangelizadoras (2019-2023) que pontua os quatro pilares da ‘casa’. A Igreja tem que ser casa de acolhida. Nós estamos há muito tempo fazendo esse belo trabalho de ir às casas, porque Igreja é missão”, diz Ir. Adriane Maria Andrade Barbosa, de Confins/MG.

Campanha celebra 70 anos

“Para celebrar os 70 anos, a Campanha abriu o Ano João Pozzobon, nós temos como objetivo voltar as nossas forças de origem, olhar para aquele que foi o primeiro missionário dentro da Campanha, aquele que iniciou essa Campanha de evangelização com as famílias, que foi João Luiz Pozzobon. Queremos dentro dessa luz dar uma resposta a nossa Igreja, que nos espera com uma ‘Igreja em saída’ e nos incentiva a missionariedade. Nós também somos discípulos e missionários do Senhor, não sozinhos, mas com a Mãe do Senhor, levando a Mãe de Deus a todas as famílias”, comenta Ir. M. Gislaine Lourenço, de Atibaia/SP.

Ir. M. Gislaine falou também sobre revigorar as forças nas origens: “A missão dos missionários e do coordenador é de suma importância para o nosso trabalho de evangelização, quando nós olhamos para o exemplo de João Pozzobon, ele foi esse missionário ardoroso que transmitiu a fé, o amor e a esperança as famílias. O trabalho do missionário é justamente esse, de levar o amor da Mãe de Deus, abrir as portas dos lares e dos corações para que Maria e Jesus possam entrar. Desejamos que nestes 70 anos cada missionário possa se revigorar novamente a sua missão, lembrando assim como o dia que foi chamado: quem foi a pessoa que te chamou para essa missão? Nós vamos descobrir que a primeira pessoa foi a própria mãe de Deus, que chamou a cada um de nós a fazer parte da a sua Campanha”, finaliza ela.

Expectativa

O lema, material do ano e o gesto concreto, serão apresentados durante o Encontro de Coordenadores Diocesanos, que acontece em duas datas: de 28 de fevereiro a 01 de março, e de 06 a 08 de maço de 2020, no Santuário de Atibaia/SP.