Retiros de missionários e famílias no Santuário de Atibaia
Aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro o retiro para famílias e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, do Rio de Janeiro/RJ, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. Foram dias de oração, espiritualidade, partilha e alegria preparados pelas Irmãs de Maria.
A oração de abertura à sombra do Santuário, com um momento diante da imagem da Mãe, Três Vezes Admirável, conduzida pela Ir. M. Marcia Silva, coordenadora do Secretariado da Campanha. Com o advento se aproximando para celebrar o Natal, na Casa São José, a Ir. M. Sandra Regina Netto preparou uma surpresa para recepcionar os presentes tocando violino.
Com a Mãe Peregrina, retomar o caminho da fé
Maria Pereira conta que a Mãe e Rainha ajudou a retomar o caminho da fé e se reaproximar da Igreja. “Esse é o meu primeiro retiro, tem muito tempo que me afastei depois que minha mãe adoeceu e eu senti no meu coração que eu precisava voltar para a Igreja. Uma semana antes de estar aqui senti uma grande angústia e pedi orientação a Deus e Ela me trouxe. Estou aqui muito emocionada por tudo que estou vivendo, nunca me senti tão acolhida pela Mãe de Deus como me senti aqui. Já fui em vários santuários, mas não como aqui. É algo diferente, a espiritualidade que toca no fundo do meu coração. Cada palavra que eu escuto, eu me emociono cada vez mais.”
Família, luz da esperança
A Ir. M. Teresila Prates conduziu a palestra “Família, conserva acesa a chama da esperança!” falando sobre o Ano Santo de 2025 e o jubileu de 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, tendo como tema central a esperança. Ir. M. Teresila ressaltou que a esperança ilumina o presente e constrói o futuro, sendo fundamental acreditar nesta vivência durante a visita às famílias. “Criar uma corrente de esperança, passando para o outro. Aí aquela família que vai experimentar, vai passar para a outra.”
Escuta, levanta-te e sonha!
Os participantes do retiro também acompanharam diferentes dinâmicas: na Tenda Escuta, Tenda Levanta-te e na Tenda Sonha. A primeira trouxe a mensagem do anjo Gabriel a Maria, e mostra a Mãe de Deus como aquela que soube escutar o anúncio de Deus com uma escuta ativa, que se coloca em prática para responder a mensagem do anjo, contemplando a oração do Terço.
Já a Tenda Levanta-te apresentou os gestos concretos da Campanha da Mãe Peregrina, mostrando que além da oração e da visita da imagem às famílias preciso agir, mostrando atividades de ações sociais, pastorais carcerárias, regularização de matrimônios. Na dinâmica, os presentes desenharam de olhos fechados, uma forma de mostrar que sem Deus tudo fica fora do lugar. Levar a Mãe de Deus é levar a luz de Deus e a esperança para as pessoas.
E por fim, na Tenda Sonho, aconteceu a adoração ao Santíssimo Sacramento, entregando os sonhos também uma rosa, seguindo o exemplo de João Pozzobon que ao visitar o Tabernáculo repetia este gesto. A rosa representava um chamado de cada um a ser Maria, e Pozzobon como homem de esperança e confiança que levanta, sonha e parte em missão. A vivência no Santuário, com uma peregrinação à luz de velas, proporcionou um ambiente de oração e espiritualidade diante da imagem da Mãe de Deus.
Fortalecer a vocação
O único participante de São Paulo, o seminarista Gabriel Antônio de Castro Almeida, da Diocese de Itapetinga, veio participar especialmente do retiro como forma fortalecer a sua vocação. “Iniciei neste ano a minha caminhada vocacional. Posso dizer que Atibaia é minha segunda casa. Na minha cidade, Capela do Alto/SP, a Campanha da Mãe Peregrina é muito forte. Eu espero que o retiro possa me fortalecer espiritualmente. Em tempos de tantas guerras, dificuldades, espero poder com Maria, levar a esperança às pessoas, principalmente aos jovens e com ela chamar mais vocações para a Igreja. Eu vim de uma comunidade rural, quando tinha quatro anos de idade começou a peregrinação da Mãe e Rainha entre as casas e a reza do Terço entre as famílias e com isso fui crescendo. Minha tia é missionária, eu também sou missionário. Atualmente na minha cidade temos 140 imagens peregrinando nas comunidades.”
1,2,3 e vai!
A palestra “Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança!” foi conduzida pela Ir. M. Marcia, falando sobre a importância de seguir em missão e olhar para o horizonte com confiança e esperança. “Levanta-te! Olha em frente, olha para o horizonte. Coloca o paraquedas da Aliança de Amor”. É preciso dar o start da missão “1,2,3 e vai!” com confiança na Mãe de Deus, fazendo uma síntese com o salto de paraquedas, é preciso coragem e confiança. Maria vem para nos ensinar a ter esperança e confiar diante das dificuldades.
“A Mãe está presente. Por isso não somos órfãos. Ela nos ensina a virtude da esperança. E ela permanece confiante diante do mistério de Deus. E mistério é mistério. Não conseguimos compreender. Às vezes não entendemos por que aconteceu assim, porque foi desse jeito, mas Ela confia mesmo sem entender, o espelho de Deus. Ela permanece confiante. Ela é a Mãe da Esperança, e nos diz: ‘levantam-te! Olha para frente, para o horizonte!’ A Mãe pega na nossa mão como uma criança. Não podemos desanimar, pode ser que eu não vá colher o fruto, mas é preciso plantar e regar. Para produzir, eu preciso confiar e fazer a minha parte, aquilo que está ao meu alcance como missionário, coordenador e família.”
Que experiência única, incrível, ao lado da Mãe! O coração está transbordando de gratidão, certo de que Deus preparou esse fim de semana com o carinho de sempre. O Nosso Bom Deus, que nos deu Maria por Mãe… Ah, como foi bom estar na presença das Irmãs de Maria de Schoenstatt, de toda a equipe que colaborou para que tantas bênçãos nos alcançassem, instrumentos de Deus, ferramentas nas mãos do Pai, que abriram seu coração, que vivem o Sim! E sejamos nós também, todos juntos, a sair em missão a acolher a vontade de Deus. 1, 2, 3, VAI! Alegria imensurável ter participado, estar com todos os irmãos e irmãs que estive, a experiência não teria sido a mesma sem cada um de nós. Deus nos abençoe todos dias, nos conserve na caminhada pela intercessão de Nossa Mãe Rainha, Mãe de Deus e nossa. E que possamos estar prontos para acolher as tantas bençãos de nossos Santuários, oferecer capital de graças, somar à obra, celebrar Cristo. Glória a Deus por tanto! Grata e preenchida!