Neste dia 18 de fevereiro o Site do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt faz o seu primeiro aniversário. Durante este ano foram muitas conquistas e vitórias, partilhas com nossos coordenadores e missionários nesta missão de anunciar a Mãe Peregrina e propagar sua Obra.

Parte desta missão foi realizada pela Larissa Rodrigues, que atuou diretamente no Site neste tempo. Muitas pessoas entraram em contato com ela, puderam conhecê-la através de nossos canais de comunicação e também pessoalmente.

Neste ano de 2019, Larissa iniciou uma nova etapa em sua vida. No dia 2 de fevereiro, com mais três jovens ela iniciou a Candidatura no Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt.

Aproveitamos a ocasião do aniversário do Site para um bate-papo com o pedido de que deixe uma mensagem para todos os que acompanham nossos canais de comunicação:

Redação: Larissa, conte um pouquinho sobre você: quem é Larissa Rodrigues?
Larissa: Sou natural de São Bernardo do Campo e tenho 20 anos. Pertencia à Jufem, Juventude Feminina de Schoenstatt, na minha cidade. Selei minha Aliança de Amor em 2014, ano do Centenário da Aliança, no Santuário da Vila Mariana em São Paulo.

Redação: O que significou para você o trabalho no site da MP?
Larissa: Durante todo esse tempo em que acompanhei o trabalho com o site da Mãe Peregrina, em meu coração ressoava somente gratidão. Gratidão por trabalhar com duas coisas que eu amo: Schoenstatt e comunicação! Estudo Publicidade e Propaganda, e com este trabalho pude usar um pouco do que aprendi para promover ainda mais a Mãe de Deus, para estar realmente ao seu serviço, pois tudo é obra dela, eu sou apenas um instrumento. Aprendi muito com cada pessoa com quem entrei em contato, com as notícias, com cada e-mail e mensagem recebida, com cada testemunho e principalmente, com algo que me marcou muito: o Capital de Graças que as pessoas nos enviam pelo site. Todos os dias dezenas de e-mails contendo a vida das pessoas, seus problemas, suas intenções, sua gratidão! Todas as notícias e toda a vida que a Campanha tem nas famílias se concretiza ali, na entrega de suas vidas à Mãe pelo Capital de Graças. Eu sempre levava cada intenção no Santuário e pedia à Mãe de Deus que nunca deixasse de se fazer presente na vida daquelas famílias!

Redação: O que esse trabalho acrescentou à sua caminhada em Schoenstatt?
Larissa: Com esse trabalho senti ainda mais a Mãe de Deus presente em meu dia a dia, procurava vê-la em cada pessoa e também confiar a ela todo o trabalho, com uma pequena jaculatória: “Mãe, a obra é tua, sou apenas instrumento. Clarifica-te!”. Aprendi também do que a Aliança de Amor é capaz! É edificante ver as famílias que viajam horas para participar de um encontro, enfrentam diversos sacrifícios para estar com a Mãe de Deus no Santuário, a encontram na Imagem Peregrina e reconhecem ali a sua presença maternal. Isso me fez entender o que é realmente a pequenez do instrumento, dos verdadeiros filhos da Mãe e Rainha!

Redação: Que mensagem você deixaria para aqueles que fazem parte da Família Mãe e Rainha?
Larissa: Que a Família Mãe e Rainha é realmente uma família, que tem pai, mãe e um lar. O lar é o Santuário, onde a Mãe de Deus habita e espera cada um para educá-los com amor maternal, e o Pe. Kentenich é o Pai e Fundador, que intercede por nós junto a Deus! A Campanha da Mãe Peregrina depende de cada um, da participação e colaboração de cada um, e acima de tudo, da entrega filial à Mãe de Deus, que acolhe e retribui com alegria tudo o que é feito em favor de sua Obra!

Redação: Qual mensagem você deixaria para aqueles que leem nosso site?
Larissa: Cada detalhe do site foi e é pensado para servir da melhor maneira, para fazer com que o Secretariado esteja mais próximo e assim o apostolado seja cada vez mais eficiente e alcance mais famílias! Todos podem contribuir com o apostolado na internet, seja enviando notícias ou interagindo e compartilhando, a Obra é da Mãe, mas ela precisa de nós, que somos suas mãos, seus pés e sua voz!

Redação:  Qual o motivo pelo qual hoje não está trabalhando diretamente no site? Pode contar um pouco sobre a Candidatura?
Larissa: Neste ano não estou trabalhando diretamente com o site, pois com outras três jovens ingressei na Candidatura, que é a primeira etapa do processo de formação dentro da comunidade das Irmãs de Maria de Schoenstatt, um tempo dedicado à formação pessoal, discernimento e oração, mas tento acompanhar as atividades e a vida que têm a Campanha da Mãe de Peregrina!

Redação: Como você descobriu o chamado para a Comunidade das Irmãs de Maria?
Larissa: Sempre tive muita consciência de que nasci para algo grande, e alguns pontos principais nortearam a minha caminhada vocacional, na descoberta desse “algo”. Quando estive aqui no Santuário de Atibaia pela primeira vez num encontro regional das Apóstolas Luzentes de Maria, o trabalho do Movimento voltado para as crianças, foi amor à primeira vista! Encantei-me com o Santuário, com a Mãe de Deus, com toda a vida que existia em torno a eles. Lembro que voltei para casa dizendo para minha mãe que quando crescesse iria morar em Atibaia, perto do Santuário. Esse encantamento com o Movimento foi crescendo e eu transbordava, e me sentia pequena diante de todo aquele mundo que ia descobrindo, queria viver Schoenstatt em todas as coisas, intensamente. Fui caminhando e crescendo em Schoenstatt, sempre no Santuário, mas ainda não era suficiente, sentia que precisava dar e servir mais, sempre mais. E a concretização desse anseio estava aqui, junto das Irmãs de Maria. Mesmo descobrindo isso, me sentia dividida, faltava coragem. Mas a Mãe de Deus estava conduzindo, e tive a graça de participar das celebrações do Centenário da Aliança em Schoenstatt,  na Alemanha. Por três vezes, em locais distintos me deparei com a mesma frase do Pai e Fundador, Pe. José Kentenich: “Feliz é quem não tem o coração dividido”. A partir daí me senti impulsionada e criei a coragem para dar esse sim! A partir do momento que dei esse sim, e aceitei que era esse o caminho: a vida consagrada, tudo se encaminhou. Cada vez que eu estava junto às Irmãs, no Santuário, eu me sentia preenchida. Então tive forças para um passo maior: deixar tudo e vir fazer uma experiência, morar no Santuário. Saí do trabalho, deixei minha família, meu grupo de Jufem, minha rotina, e encontrei aqui o verdadeiro Tudo, pelo qual vale a pena viver. A partir desse momento nada me faltou. Estou aqui há dois anos e meio e não me arrependo de nada! Descobri então o algo grande para o qual eu nasci!

Que a Mãe e Rainha de Schoenstatt, a grande Educadora dos corações, acompanhe a Larissa nesta nova etapa de seu caminho vocacional. E que a recompense por toda sua dedicação e o seu empenho para que a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt chegue a muitos corações por meio da comunicação digital.

As candidatas: Thálita, Larissa, Aline e Larissa de Cássia