Momento celebrou os 38 anos da morte do Servo de Deus com participações especiais

Juliana Dorigo– O Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, de Atibaia/SP, realizou na noite da última terça-feira, 27 de junho, a live “Desperta: é tempo de seguir os passos de João Pozzobon”, transmitida diretamente do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP.

A apresentação foi realizada pela Coordenadora do Secretariado de Atibaia/SP, Ir. M. Marcia Silva, com a participação da Ir. M. Rosequiel Fávero, do Secretariado de Santa Maria/RS e da Ir. M. Nelly Mendes, do Santuário de Guarapuava/SP.

Como era o “tio João”

A live teve como convidados especiais, de São Luiz Gonzaga/RS, o casal Nilza e Enivaldo Buzanelo, sobrinho de João Pozzobon. Emocionado, ele comenta sobre o Servo de Deus. “Para mim, é uma graça divina ser sobrinho do tio João, é um grande compromisso diante do legado, do exemplo de evangelização pois, carregar nas veias o mesmo sangue é uma grande responsabilidade. Não posso decepcionar o tio.”

Para o sobrinho, o tio João já é um santo. “Diante da minha humildade, da minha pequenez, diante deste projeto eu procuro seguir os passos do tio João. Tenho ele como exemplo de espiritualidade, sempre prezando pela família, pelos valores morais, espirituais. Enfim, eu acredito que o tio João já é um santo.”

Enivaldo também comenta como era receber a visita do tio “Quando eu era pequeno, ele visitava minha casa uma vez por ano, contava histórias, rezava o terço. Pela manhã, caminhávamos com ele na procissão, rezando e levando a Mãe Peregrina até às comunidades.”

Nilza Buzanelo conheceu João Pozzobon, mas não imaginava que um dia iria se casar com o sobrinho do Servo de Deus. “Lembro quando João Pozzobon visitava a comunidade no interior de Nova Palma/RS, as escolas e famílias. Ele costumava ficar na casa dos meus pais, rezava o terço conosco, sempre tivemos esse carinho com ele desde criança. Ser da família hoje é uma graça!”

Como podemos ajudar a causa de beatificação?

Ir. M. Marcia explica a importância de ser anunciador também da história de vida e missão de João Pozzobon “Somos chamados a ser divulgadores da Causa de João Pozzobon, se nós levamos a Mãe anunciamos também o seu missionário. Devemos rezar, pedir a intercessão de João Pozzobon para que diante de Deus ele possa interceder por nós e nossas intenções”

Ir. M. Nelly explica a importância de rezar a oração (novena) de beatificação e relatar a graça alcançada. “Quando nós recebermos a graça, é muito importante que comuniquemos a Secretaria da Causa de Beatificação. Quanto mais rezarmos a novena, maior a chance de termos a grande alegria, do milagre acontecer da nossa parte pelo nosso empenho.”

Continuando, a Ir. M. Marcia ressaltou como a divulgação do Servo de Deus tem um grande destaque nesse momento, também para a missão dos coordenadores e missionários. “Podemos rezar a oração, ler a biografia, o material de formação que este ano nos ajuda a conhecer um pouco mais sobre João Pozzobon, colocar o pedido de beatificação nas intenções da Santa Missa e nas preces, promover romarias aos lugares históricos em Santa Maria/RS, também para que os nossos missionários tenham mais conhecimento da missão que estão realizando, conhecendo o local de origem da Campanha da Mãe Peregrina.”

O processo de beatificação também depende de ajuda financeira. “Acredito que depende muito da nossa conscientização, creio que a nossa visita a Santa Maria faz muita diferença em nosso trabalho e sabemos que quando assumimos esse trabalho da Campanha da Mãe Peregrina, é um trabalho de evangelização das famílias. O processo de beatificação ele custa, mas unidos nós podemos colaborar eficazmente. Neste ano a Causa precisa pagar uma grande quantia para o andamento do processo que já está em Roma/Itália. Por isso, a nossa doação, a nossa visão, é muito importante”, comenta Ir. M. Nelly.

Ir. M. Rosequiel completa: “No caminho sinodal, foi muito forte as respostas dos coordenadores sobre como nós podemos colaborar para a causa de beatificação, é importante a causa financeira, se nós pensarmos como temos um grande número de missionários, se todos colaborassem com um pouquinho, com a organização dos coordenadores, podemos colaborar com grande ajuda.”

O presente foi revelado!

Durante a live, foi revelado o grande presente: a logo dos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina. A elaboração da logo aconteceu durante a pesquisa do “Caminho Sinodal”, os elementos da logo são a imagem da Mãe Peregrina, João Pozzobon, o caminho, às famílias e os missionários.

Nos comentários, foram muitos elogios sobre a logo e o significado que ela representa. Ana Maria Rosa da Silva escreve: “Lindo, porque é a realidade do sr. João”, Simone Beatriz Montibeller Schlindwein comenta:​ “Bem criativo e significativo”, Maria do Rosário Silva “​Lindíssima a Logo! Os elementos: João Pozzobon e a Mãe Peregrina!”, Flavia Gonçalves​ “Ficou criativa e descreveu bem a missão da Campanha, a atuação de João Pozzobon. Ficou completa”, Eneida Pallaoro​ “Muito lindo! É uma benção ganhar esse presente, para sempre lembrarmos os 75 anos”, Susilene Nardi “​Muito representativo a logo. Parabéns a todos!”

Lema dos 75 anos da Campanha

“Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança”, esse é o lema do jubileu de 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Outro momento especial, o secretariado deu um “gostinho” de como será a melodia do lema que está sendo produzida pela Ir. M. Eliane Cunha, de Santa Maria/RS. O Secretariado vai divulgar a melodia em breve com letra e cifra.

A última peregrinação

Diretamente de Santa Maria/RS, Ir. M. Marcia Alves conduziu a todos espiritualmente a última peregrinação do Servo de Deus, mostrando o caminho que ele fazia todos os dias até o Santuário Tabor. Diante do túmulo do sr. João, Ir. Marcia colocou os nomes dos participantes do Encontro Nacional de Coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt que vai acontecer de 07 a 10 de setembro, em Atibaia/SP.

 

Você pode acompanhar a live na íntegra no canal do YouTube da Campanha da Mãe Peregrina