Continentes unidos em uma missão

Juliana Dorigo- Agora é oficial! Está aberto o Ano Jubilar de 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. A celebração aconteceu na tarde de ontem (10/09), durante a Live Internacional com a participação de diversos países, proporcionando uma verdadeira conexão entre os continentes, unindo aqueles que recebem a visita da Mãe de Deus em seus lares.

As boas-vindas foram transmitidas diretamente do Santuário Tabor da Alegria Vitoriosa, em Araraquara/SP, com a participação dos coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina, Márcia Helena e Odilon Dellaspora, de Ribeirão Preto/SP. Nos Estados Unidos, a transmissão contou com a presença das Irmãs M. Lourdes Marcías e Maria Victoria Villalón, responsáveis por acolher os participantes de língua inglesa e espanhola, diretamente do Santuário em Wisconsin.

Conexão com o Santuário Original

Um dos momentos mais marcantes aconteceu no Santuário Original, em Schoenstatt, Alemanha, onde o Pe. Alexandre Awi de Mello, da Presidência Internacional de Schoenstatt, conduziu a leitura do Evangelho de Lucas (Lc 1,39-56), que narra a Visitação de Maria. Ele destacou a Campanha da Mãe Peregrina como uma aplicação prática dessa passagem. “Este Evangelho descreve o que fazemos com a Mãe Peregrina: nós vamos com Ela, fazendo o que Maria fez há dois mil anos”, afirmou.

O Pe. Alexandre também ressaltou a importância de manter a fidelidade às raízes da Campanha. “Sabemos que João Pozzobon comparava a Campanha a uma abóbora, cujos ramos se espalham, mas cuja raiz é profunda. Essa raiz está no Santuário. É muito bonito iniciar o jubileu aqui no Santuário Original, reafirmando que a Campanha só se mantém forte se estivermos unidos ao Santuário.”

Oração Jubilar e Santuário Tabor

Outro momento especial foi a apresentação da Oração Jubilar, recitada em vários idiomas. No Santuário Tabor, em Santa Maria/RS, a Ir. M. Márcia Alves relembrou com alegria o início da Campanha, destacando que foi de lá que a Mãe Peregrina partiu pela primeira vez, em 10 de setembro de 1950. “Aqui, a imagem foi abençoada e conduzida pela Ir. M. Terezinha Gobbo e um grupo de jovens até João Pozzobon, que rezou o primeiro terço da Campanha”, contou.

Os filhos de João Pozzobon, Pedrolina e Humberto, também participaram. “Estamos muito felizes e emocionados em celebrar o jubileu da Mãe e Rainha. Toda vez que chego aqui (no Santuário) me emociono, agradeço a Jesus e Nossa Senhora, e tenho certeza de que meu pai, do céu, está rezando por nós”, compartilhou Pedrolina. Humberto complementou: “Com a graça de Deus, esse jubileu nos aproxima ainda mais de Nossa Senhora. Agradecemos a nosso pai por tudo o que fez, e nos sentimos honrados.”

Interações e partilhas

Os espectadores também puderam participar ativamente pelo chat, compartilhando mensagens de fé e gratidão à Mãe e Rainha e a João Pozzobon:

Jenny Daettwyler Calderón: “¡Ella es la gran misionera, ella obrará milagros!”

Santuário Virgen de Schoenstatt, Lima/Peru: “¡La gran misionera!”

Eliane Teixeira Bravos: “Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, dai-nos a graça de poder nos revestir dessa força de João Pozzobon e assim voltarmos à origem dessa missão com o mesmo zelo.”

Maria Madalena: “Muito lindo ver todos os povos e línguas louvando a Mãe de Deus por suas maravilhas em cada lugar.”

Além disso, a live contou com a participação de países como Índia e Burundi, mostrando o alcance global da Campanha e a união de diferentes culturas e nações em torno da missão da Mãe Peregrina. A transmissão, assistida por mais de 9 mil pessoas, está disponível para visualização no canal oficial da Campanha da Mãe Peregrina no YouTube.

Próximos passos rumo a 2025

O próximo grande momento dessa jornada será o Encontro Internacional, que ocorrerá de 09 a 14 de setembro de 2025, no Santuário Tabor, em Santa Maria/RS. O evento reunirá representantes de diversos países para celebrar e compartilhar experiências, promovendo uma grande festa e fortalecendo a cultura de encontro e missão entre os povos.