Essas palavras do Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. José Kentenich marcaram a manhã do domingo no Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas.
O dia começou com a Santa Missa, à sombra do Santuário. O clima agradável proporcionou uma atmosfera de Tabor.
Na palestra, Ir. Ana Maria dos Santos Lima apresentou impulsos para a concretização do Ano Missionário na Campanha da Mãe Peregrina. De modo muito claro, amarrou todas reflexões dos dois dias de encontro, especialmente as conclusões dos trabalhos em grupo.
Tendo como base as palavras do Pai e Fundador levou os coordenadores a fazerem uma avaliação de seu trabalho apostólico. Apresentou a pergunta: “estamos conscientes do por que levamos a imagem da Mãe de Deus aos lares?”
A reflexão aprofundou as palavras do Pe. Kentenich de 15 de abril de 1948: “Levem a Imagem da Mãe de Deus e deem-lhe um lugar de honra nos lares. Assim eles se tornarão pequenos Santuários, nos quais a imagem de graças se manifestará, operando milagres de graças, criando uma santa terra das famílias e formando santos membros da família…”
Essas palavras proféticas do Pe. Kentenich, dois anos antes do início da Campanha da Mãe Peregrina, ressoaram no coração do Sr. João Pozzobon e sua atualidade continua presente no trabalho missionário da Campanha da Mãe Peregrina.
“A partir do momento em que levamos a imagem da Mãe de Deus e damos-lhe um lugar de honra nos lares, estamos dando às famílias a oportunidade de ser tornarem uma família missionária: na construção de uma nova terra mariana.”
Ao final da palestra, Ir. Ana Maria apresentou a dinâmica de trabalho deste ano: falou um pouco mais sobre o Roteiro de Encontros 2019 e a proposta de que cada família adquira uma Imagem da Mãe Três Vezes Admirável e a presentei para uma outra família, como um gesto missionário.
Após o momento de agradecimentos, todos os coordenadores peregrinaram até o Santuário para a oração de Envio, onde também receberam a Imagem da Mãe de Deus com a qual foram enviados: “Família missionária, constrói a nova terra mariana!”
Para Emivaldo Belem de Souza, da Arq. De Brasília/DF “o encontro foi muito produtivo. A dinâmica com a terra, no Santuário, foi a mais interessante, uma vez que o trabalho que nós executamos tem muito a ver com a prática manual do agricultor: preparar a terra para que o resultado seja o mais produtivo. Assim acontece também conosco, coordenadores e missionários, no trabalho de evangelização com as famílias: muito estudo e preparação para podermos levar até eles o necessário para uma colheita de sucesso. Achei essa dinâmica simples mas riquíssima em resultado.”
Marcelo e Inez Queiroz, da Diocese de Anápolis/GO são alguns dos “rostos novos”, eles participaram do encontro pela primeira vez: “Eu, Marcelo posso dizer que aprendi demais com este encontro, mesmo porque estamos iniciando agora e tinha algumas dúvidas e, além disso, foi uma chance para crescer na espiritualidade e por meio dos momentos de oração.” Inez completa: “Confesso que ao vir para Atibaia, me senti como a coordenadora personagem do teatro na sexta-feira: empolgada, feliz, achando que vai conseguir solucionar todos os problemas… Mas, retorno para Corumbá levando muitos ensinamentos, as sementes e ideias para partilhar com os missionários, e colaborar ainda mais com o trabalho da Campanha.”
Nos próximos dias 9 a 11 de março acontecerá mais um Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas em Atibaia/SP. Muitas sementes da nova terra mariana serão lançadas em solo brasileiro.