O Papa Francisco divulgou na última quarta-feira (4), dia de São Francisco de Assis, a Exortação Apostólica “Laudate Deum”. O documento é uma resposta do Santo Padre à crise climática e traz um complemento à Encíclica Laudato Si. “Não estamos reagindo o suficiente, estamos perto do ponto de ruptura”.
A exortação possui 6 capítulos e 73 parágrafos inspirada na COP28 que acontecerá daqui a dois meses em Dubai. O Papa faz um apelo à corresponsabilidade diante da emergência das mudanças climáticas, principalmente afetando pessoas mais vulneráveis, destacando que este é um dos “maiores desafios que a sociedade e a comunidade global enfrentam”
No texto, Francisco ressalta que, por mais que tentemos negá-los “os sinais da mudança climática estão aí, cada vez mais evidentes”, e pede o fim da “atitude irresponsável” daqueles que ridicularizam a questão ambiental por interesses econômicos. Por fim, o Santo Padre recorda que as razões desse compromisso brotam da fé cristã.
“Laudate Deum” (Louve a Deus) é o título desta carta “porque um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior perigo para si mesmo”, finaliza explicando.
Para ler o documento completo, clique aqui
Com informações de: vaticannews.va e Movimento Apostólico de Schoenstatt