Papa Francisco anuncia data da canonização da Beata

Por: Juliana Dorigo

O Papa Francisco anunciou hoje, 01/07, durante o Consistório Ordinário Público, na Sala Clementina, no Vaticano, a data de canonização de Irmã Dulce. Será dia 13 de outubro de 2019, durante o Sínodo da Amazônia.

A Beata foi proclamada Santa pelo Papa em 14 de maio, ao reconhecer um milagre, segundo o Decreto promulgado pelo Discatério: “Ao milagre, atribuído à intercessão da Beata Dulce Lopes Pontes (nome de batismo: Maria Rita Lopes de Sousa Brito), conhecida como Irmã Dulce – “O Anjo bom da Bahia”, recordada por sua obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados. Religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, a Beata Irmã Dulce nasceu em Salvador em 26 de maio de 1914 e ali faleceu em 22 de maio de 1992. Irmã Dulce foi beatificada em 22 de maio de 2011 e com este decreto será proclamada Santa proximamente em solene celebração de canonizações”.

Sínodo da Amazônia

O Sínodo “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”, segundo as palavras do Santo Padre, tem por objetivo: “ O objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta. Que os novos Santos intercedam por este evento eclesial para que, no respeito da beleza da Criação, todos os povos da terra louvem a Deus, Senhor do universo, e por Ele iluminados, percorram caminhos de justiça e de paz”.

Com informações de: vaticannews.va