Romaria do Terço dos Homens e encontro de formação de coordenadores e missionários

A cidade de Assis/SP, tem um local especial de encontro com a Mãe Três Vezes Admirável, a Ermida está vinculada ao Santuário Diocesano Nossa Senhora das Graças e acolheu pela primeira vez a romaria do Terço dos Homens, em 02 de março, com a participação de mais de 100 homens rezando o terço.

A romaria contou com a presença do Pe. Vandemir Meister, é postulador da Causa de Beatificação do Servo de Deus João Luiz Pozzobon e Diretor Nacional do Terço dos Homens, pertence ao Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt; além do Pe. José Martins, assessor dos grupos do terço dos homens na diocese e Pe. Anatoli Konstantin Gradiski, responsável pelas pastorais da diocese.

Lupércio Santos foi o idealizador da romaria e comentou que a ideia surgiu após o feriado de Carnaval, reunindo homens de toda região. “O encontro foi uma Benção, os grupos da cidade e de outras cidades mais próximas de Assis, acolheram o convite, e vieram à Casa da Mãe, para rezar o terço, ouvir palestras, partilhar e rever amigos. Certamente esse foi o primeiro de muitos encontros com os grupos de Terço dos Homens aqui”.

Encontro de coordenadores e missionários

Já no dia 03 de março, aconteceu um encontro de formação para coordenadores e missionários da Mãe Peregrina. O momento foi conduzido pelo Pe. Vandemir, que falou sobre a história de vida e missão de João Luiz Pozzobon e o seu processo de beatificação. “O nosso encontro foi maravilhoso, me mostrou como ser uma missionária mais fervorosa, comparando com os ensinamentos da caminhada de João Pozzobon, superando todas as dificuldades enfrentadas naquela época”, comenta Márcia Santos. “Com todo sacrifício, ele nunca desistiu da evangelização das famílias”, acrescenta Marisa Franciscatt.

O exemplo missionário de João Pozzobon é uma inspiração para os dias de hoje. Assim como ressalta Kelly Rose Mazzante Roncon “Um homem comum, com seus problemas do dia a dia, que ouviu o chamado da Mãe de Deus e disse ‘sim’.”  Durante a formação, os presentes refletiram sobre a importância de ser portadores dessa missão. “A dedicação à Campanha da Mãe Peregrina é um legado valioso para a espiritualidade de Schoenstatt”, diz Valéria Basílio.

Inspirada na vida do incansável peregrino, Solange Cara, afirma que João Pozzobon é uma semente fecunda dentro do carisma do Movimento. “Cada detalhe citado enriquece muito e estimula nossa vontade de semelhança com essa semente fecunda que ele foi e sempre será dentro do carisma de Schoenstatt”. O encontro foi encerrado com a Santa Missa.