Comunidade se reúne para celebrar com Maria

A comunidade São Judas Tadeu, em Resende/RJ, se reuniu no último domingo, 31 de julho, para inaugurar a Ermida dedicada a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. O momento aconteceu após a Santa Missa presidida pelo Pe. Luiz Claudio Moreira e contou com a participação das Irmãs de Maria, Ir. M. Márcia Silva, coordenadora do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina e Ir. M. Rebeka Makalski, além de coordenadores, missionários e famílias. A comunidade pertence a Diocese de Barra do Pirai Volta Redonda/RJ.

Um verdadeiro presente

Emocionado, o Prefeito Diogo Balieiro fala da importância da Ermida para a cidade. “É um presente que a cidade de Resende/RJ ganhou hoje, não somente para o bairro Itapuca e a comunidade de São Judas Tadeu, mas a cidade como um todo. Vai ser um local de peregrinação de toda região e hoje estamos muito felizes.”

O coordenador da comunidade São Judas Tadeu, Felipe Augusto Ribeiro Silva, destaca o empenho de todos para esta conquista. “Esta Ermida foi construída com muito trabalho e carinho. Realizamos o projeto, fizemos todas as etapas e hoje concluímos com esse momento, mas é um caminho muito árduo, com muita luta. (…) As missionárias também trabalharam com muito empenho e dedicação. Para nós é uma grande graça poder ter a Mãe de Deus em nosso meio.” Maria Cristina Florentino de Barros destaca a evolução da Campanha na comunidade. “Iniciamos a Campanha da Mãe Peregrina aqui em 1996. (…) Foi crescendo com o passar do tempo e hoje com a Ermida mostra como a presença da Mãe de Deus é bem forte aqui”

Para a coordenadora Beatriz Abreu Soares, a imagem da Mãe de Deus está em um local especial para saudar a todos que passam pela cidade. “A nossa comunidade está localizada na entrada da cidade, do bairro e da paróquia. Isso é muito importante pois, Nossa Senhora saúda a todos que passam por aqui, ela vai abençoar essas pessoas e todas as comunidades.” Luiz Carlos de Jesus comentou a transformação da comunidade. “Está tendo uma mudança na comunidade. Durante a construção da Ermida, as pessoas passavam aqui na rua e paravam para elogiar é muito gratificante, é muito emocionante.”

Preparação

Ir. M. Márcia no encontro com missionários e coordenadores. Foto: Anabela Araújo Batista

Em preparação para este momento, as Irmãs de Maria realizaram um encontro com os coordenadores e missionários no sábado, 30 de julho, para falar sobre a importância da Ermida e como a comunidade poderia manter a vivência com a Mãe de Deus, destacando os seguintes pontos: o comprometimento com a Campanha da Mãe Peregrina, a oração, o vínculo com a Ermida, o testemunho, a importância do local e o anúncio do Evangelho.

“Somos a alma deste lugar, responsáveis para que este dia e esse lugar não sejam esquecidos. Um ponto importante para a vida em torno desta Ermida são as contribuições ao Capital de Graças. Cada um de nós, com nosso amor e dedicação, somos uma flor no canteiro de Maria, por isso, vamos fazer uma flor e colocar neste galho seco, como sinal de nosso esforço para que a vida em torno de nossa Ermida nunca seque. Queremos colaborar para um encontro especial com a Mãe de Deus neste lugar de graças!” Comenta Ir. M. Márcia.

Ponto de união com o Santuário

Ao final, a Ir. M. Márcia e Ir. M. Rebeka presentearam a comunidade com uma vela que foi acesa durante a bênção da Ermida, para que seja um símbolo que representa o Santuário de Schoenstatt, assim como destacava João Pozzobon, para que a Ermida seja um ponto de união. “Essas ermidas, talvez, no futuro, sejam pontos de partida de grupos que virão ao Santuário.”

[1] A Ermida está localizada na Rua Lucie Christiane Cailleret Campanário, no bairro Itapuca, Resende/RJ.

Veja mais fotos

 

 

Fotos: Pascom Diocese de Barra do Pirai Volta Redonda/RJ.

________

[1] URIBURU.  Esteban. Herói Hoje, Não Amanhã: vida do pobre peregrino e diácono João Luiz Pozzobon (1904-1985). Santa Maria-RS: Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, 1991. Pág. 147