Ir. M. Nilza P. da Silva – Finalmente chegou o grande dia! A partir de agora, quem vai para Presidente Prudente/SP tem como “obrigação” incluir no roteiro uma visita à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, em sua Ermida localizada na Rua Padre João Goetz, 400, Vila Euclides. Fica atrás da Cúria Diocesana, entre a Rádio Onda Viva e o Centro Diocesano de Formação.

Um espaço de oração e de educação

“Após 27 anos de início do Movimento, com a Campanha da Mãe Peregrina na diocese, a Família de Schoenstatt realiza o sonho de ter um lugar especial dedicado a Rainha dos seus corações,” partilha Nicolas Facchiano Engel. “O objetivo é ter um espaço de oração para que as pessoas possam ser educadas por Nossa Senhora”, afirma Pe. Éverton Aparecido da Silva, Assessor Eclesiástico do Mov. A. de Schoenstatt e pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, que se localiza bem próxima da Ermida.

A conquista espiritual se deu com muita oração e a material com múltiplas promoções. Nicolas conta que “a programação da semana que antecedeu a inauguração foi com missas, rezas do terço, orações diversas e a ‘Festa da Mãe Rainha’, com praça de alimentação e músicas católicas ao vivo. Pe. Éverton acompanhou e ajudou de perto toda a programação além do projeto e execução da construção da Ermida.”

 

 

Uma Ermida em espírito sinodal

Após esses dias de louvor à Mãe e Rainha, convidando-a a fazer dessa ermida um lugar de muitas graças, chega o dia 4 de maio. Nicolas continua a dizer que o dia foi “abençoado com um ótimo tempo, além de um grande fluxo de pessoas, durante todo o dia. Logo cedo, houve a missa de envio da equipe de trabalho, em seguida, a oração das mil Ave-Marias, como é costumeiramente rezado pela Família de Schoenstatt da Diocese. Ao meio-dia, os seminaristas diocesanos cantaram ali o Angelus e, na parte da tarde, houve a romaria das imagens da Mãe Peregrina e o Ofício de Schoenstatt, conduzido pelas Irmãs de Maria.

O ápice desse dia solene foi a partir das 19h30min, iniciando com a Santa Missa de inauguração, presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo da Diocese, que também cedeu o terreno para a construção da Ermida. Pe. Ailton Brito, Assessor Regional do Movimento, e o Pe. Éverton concelebraram. Na homilia, Dom Benedito fez uma analogia interessante do Sínodo com a Ermida: ‘A Ermida está no espírito sinodal, sem paredes, que nosso coração também seja assim, sem paredes para acolher todos aqueles que necessitam’.”

 

 

Um sinal visível da ação educadora de Maria

Em seguida da Santa Missa, todos seguem, numa procissão luminosa, até o local da Ermida, onde Mãe de Deus é homenageada com apresentações artísticas, ballet e uma orquestra. Segue, então, o rito de inauguração e desvelamento da Imagem de graças da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt. A celebração se encerra com a queima de fogos que encanta a todos. Mas, ainda não terminou a festa.

No domingo, dia 5 de maio, pela manhã, Dom Benedito preside a Santa Missa na Ermida e faz a sagração do Altar. Ele está muito feliz por essa construção e diz: “Vejo tudo isso como uma prova do amor de Deus para conosco.” Juan Henry, partilha que esta ermida “é uma forma de nos deixar cada vez mais próximos da Mãe, poder sentir sua presença mais de perto. Torna-se também um ponto que aproxima cada vez mais pessoas.” Para Nicolas é também um lugar em que Maria “distribui aos visitantes e peregrinos as três graças do santuário, um sinal visível da vontade dela de educar os povos para que se assemelhem cada dia mais a Cristo.”

 

Fotos: Messias Pereira de Araújo

Informações para o texto: Nicolas Facchiano Engel e mídias locais

 

Fonte:schoenstatt.org.br