Por: Juliana Dorigo

Ave cheia de graça! Maria, a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, contemplemos a Mãe de Deus e também nossas mães.  A Mãe tem a doçura e a pureza, acolhe o seu Divino Filho pequeno em seus braços, ao mesmo tempo em que o apresenta aos seus filhos na terra.

“A imagem de graças da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, nos diz: a alma de Maria está inteiramente unida a Jesus; Ele determina seu ser. A Ele pertence seu coração, seu amor. Ficamos, portanto, admirados que as feições de ambos se assemelhem tanto?”

Mãe presente em cada momento

A Mãe que educa que ensina o filho a falar, andar e o alimenta. Assim como nossas mães, que participam de cada fase do crescimento dos filhos: nos primeiros passos, nas quedas, decepções e nas conquistas. Mãe é símbolo de proteção, pois nunca deixam seus filhos, assim como o exemplo de Maria, nas Bodas de Cana, ela pede para que o filho transforme a água em vinho e ele escuta sua Mãe. No caminho do Calvário, Ela estava ao lado de Jesus, seguindo com ele até o fim e depois, junto dos apóstolos, é testemunha do Cristo Ressuscitado.

“Vemos claramente na imagem: a Mãe segura o Filho; ela não o carrega. Parece que outra força o faz. As nuvens da imagem indicam simbolicamente de onde ela procede: é a força do além. O Filho é carregado pela força que tem sua origem no Eterno Pai. Ele vive no íntimo de seu ser e determina seu atuar. Jesus Cristo mesmo confessa na sua conversa com Felipe: “Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que falo eu não as digo de mim mesmo, é o Pai que fala em mim.” contemplando a imagem de graças, concluímos: quem se une à Mãe de Deus é conduzido por ela ao Filho e ao mais íntimo do seu coração. Mas, ali vive o Pai!”

Mãe que nos conduz

Voltemos para nossas mães, ainda que os filhos cresçam impossibilitando de carrega-lo no colo, façam novos amigos, constituam sua família e trabalho; a mãe sempre estará lá. Ainda que voem para longe é sempre para a mãe que o filho volta e ela prontamente o acolhe.

Maria, mãe, sempre será a nossa luz por toda vida: “Este Filho é “luz da luz”. Quem se expõe a estes raios torna-se sinal de luz para os homens, assim como o vemos concretizado de modo perfeito na imagem de Maria. Este é o plano amoroso de Deus: que o sinal de luz de Maria nos conduza da escuridão da vida, de volta à fonte de sua luz – à eterna luz”.

Ref: A Imagem de Graças da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt: Meditação da Imagem.