Tu és sacerdote para sempre!
Por:Ir. M. Iracema Betoni
No mês em que a Igreja celebra a nossa vocação, queremos contemplar a vida do Pe. José Kentenich sob dois aspectos: Sacerdote e Pai.
O Pe. Kentenich, desde sempre, foi eleito para colaborar na Obra Redentora de Cristo. A essa eleição ele disse um ‘sim’ pronto e generoso e se dispôs ao serviço do reino com todas as suas forças e capacidades. Quem o conheceu testemunha que ele era um verdadeiro sacerdote e um Pai bondoso.
Deus o presenteou com a missão de ajudar o homem e a mulher do nosso tempo a encontrar em Deus e na Mãe de Deus a solução de seus problemas, sobretudo por meio de sua paternidade sacerdotal. Teve em Maria a Mãe e Educadora, entregou-se totalmente a ela e deixou que ela o educasse e formasse como instrumento a serviço do Reino de Deus. Com amor paternal, Deus aceitou sua doação e para o bem da humanidade fê-lo participar de seu ser e missão paternal. Assim, muitas pessoas puderam ter com o Pe. Kentenich uma profunda experiência da misericórdia e bondade de Deus como Pai.
Ele encarnou em seu ser um estilo mariano de vida e procurou, como Maria, em tudo fazer a vontade de Deus Pai, mesmo nos momentos mais difíceis de sua vida; aliás, para ele não havia algo difícil demais, pois vivia na presença de Deus e para Deus.
Ele viveu anunciando um estilo novo de sacerdote, que brota de uma profunda união com Cristo. O padre é chamado a ser ‘Pai para o povo’, diz ele e reforça: “O sacerdote precisa ser essa figura de pai que acolhe, ajuda, orienta… Podemos temer – acrescenta ele – que o mundo caminha para tempos sem ‘pai’ e que este tempo pode se tornar “tempo sem Deus”. Se perdemos o sentido de ser filho, tiramos de Deus a oportunidade de exercer sua atividade paternal”.
Ele expressa o ideal sacerdotal numa mensagem a um sacerdote:
“O Senhor te escolheu sacerdote. Em ti ele quer ir para o mundo abençoando. Por meio de ti , ele quer oferecer, orar, amar, sofrer e apascentar! Ele deu-te uma Mãe, para que esteja sempre junto de ti. Permaneça fiel a ela em todas as circunstâncias da tua vida. Ela te ajudará a carregar alegremente os pesados fardos. Ela guiará os teus caminhos e os caminhos de tuas ovelhas”.
Fonte: schoenstatt.org.br