Campanha da Fraternidade 2023 traz como tema a fome no Brasil

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) lançou na última Quarta-Feira de Cinzas (22), a Campanha da Fraternidade 2023, com o tema: “Fraternidade e fome”. A inspiração bíblica para o lema é trecho extraído do Evangelho de Mateus: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

De acordo com o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro e Secretário Geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, a fome é o tema da Campanha da Fraternidade pela terceira vez: “Se a fome de uma pessoa deve nos incomodar, como nos tornar indiferentes diante da fome de milhões de irmãos e irmãs?”

Pela Campanha da Fraternidade, a Igreja no Brasil convida a todos a enfrentar com ações fraternas e solidárias, por meio dos exercícios quaresmais, uma consequência do pecado, neste ano a fome. “A CF (Campanha da Fraternidade) segue um espírito indutivo de nos conduzir ao espírito quaresmal de conversão”, explica Dom Joel.

O secretário ainda reforça que a Campanha se refere a fome não apenas como fenômeno biológico das necessidades humanas, mas com um flagelo social e humanitário. “São aquelas situações em que o modo com uma sociedade está organizada acaba por deixar seus filhos e filhas em estado de insegurança e indigência alimentar.” A Campanha segue um caminho metodológico que busca compreender as causas da fome, ouvir a Palavra de Deus para buscar discernimento e encontrar caminhos de ação.

Mais do que apenas constatar, compreender e denunciar a triste e vergonhosa atual situação de fome no Brasil, a CF nos convida ao agir, a fazer o que for possível, para que essa triste situação seja extinta. A Campanha da Fraternidade nos insere numa situação de maior urgência no agir”, finaliza Dom Joel.

 

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023

Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão, abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”. Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos: inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida. Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos. Amém

 

Com informações de: cnbb.org.br

Para mais informações sobre a Campanha da Fraternidade 2023 acesse: campanhas.cnbb.org.br