Retiro de famílias e missionários no Santuário de Atibaia/SP
Por: Juliana Dorigo
Cerca de 70 pessoas participaram do 3º Retiro de missionários e famílias, da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, entre os dias 16 e 17 de novembro, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. Um momento especial na casa da Mãe de Deus. Participaram do encontro os representantes das cidades de Ubá/MG, Piracicaba/SP e Petrópolis/RJ.
No sábado, dia 16, a programação iniciou com a oração de abertura e a bênção do Santíssimo Sacramento, em seguida participaram da palestra: “O perfil do missionário segundo o exemplo de João Luiz Pozzobon”, com a Ir. Marcia Maria Gusmão. Os presentes se dividiram em grupos após a palestra, para realizar um aprofundamento sobre o tema apresentado.
Na parte da tarde, as famílias e missionários participaram das oficinas “Nova terra mariana”, com a Ir. Márcia Maria; “Uma viagem com Pozzobon” e “Mão no arado”, com a Ir. Ana Maria dos Santos Lima. Seguindo com a programação do dia, os presentes participaram da Santa Missa, que foi presidida pelo Pe. Francisco José Lemes Gonçalves, Capelão do Santuário.
“Alguém deve ir à frente”
Logo após, um momento especial, no dia em que celebramos o aniversário do Pe. José Kentenich, as famílias e os missionários participaram da sessão de estreia do filme: “Alguém deve ir à frente” (título original: Einer Muss Vorgehen). Um documentário sobre a vida do Pai e Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt.
“Quando eu marquei essa romaria, esse retiro nem dei conta que 16 de novembro era aniversario do Pe. Kentenich, marquei por ser feriado dia 15 para aproveitar mais … Fomos mais uma vez surpreendidos, chegando lá ficamos sabendo da programação, a Ir. Ana Maria comunicou que nós iríamos participar do lançamento do filme do Pe. José Kentenich, com direito a bolo e parabéns no final. Meu coração ficou cheio de alegria… Pudemos tocar a relíquia de João Pozzobon: o sapato que ele usava em sua caminhada com a Mãe de Deus. Todos retornamos para nossa casa renovados e coração cheio de alegria.” Valéria de Cássia Azevedo Pacienza.
Uma grande obra
No domingo, dia 17, as famílias e os missionários participaram da Palestra: “Seguindo os passos de João Luiz Pozzobon!”, ministrada pela Ir. Ana Maria. O retiro foi encerrado com a Santa Missa. “É uma experiência maravilhosa, vale a pena dar o nosso ‘sim’ quando formos chamados. Aprendi que eu não só recebo a imagem da Mãe Peregrina, mas que também sou uma missionária ao levar a imagem para outra família. Ao sermos agraciados com o filme sobre a vida do Fundador, Pe. Kentenich ‘Alguém deve ir a frente’, um homem escolhido e inspirado por Deus para iniciar uma Grande Obra. Por fim, conhecemos a vida e missão João Luiz Pozzobon, um homem de profunda fé, que recebeu a missão de tornar conhecida a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt em todo o Brasil. Trabalhou por 35 anos ininterruptos divulgando a Campanha e a cada dia, conquistando mais e mais famílias para ajudá-lo na missão.” Comenta, Maria Aparecida M. Amato.