Retiro de famílias e missionários no Santuário de Atibaia/SP
Por: Juliana Dorigo
Cerca de 70 pessoas participaram do 3º Retiro de missionários e famílias, da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, entre os dias 16 e 17 de novembro, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. Um momento especial na casa da Mãe de Deus. Participaram do encontro os representantes das cidades de Ubá/MG, Piracicaba/SP e Petrópolis/RJ.
No sábado, dia 16, a programação iniciou com a oração de abertura e a bênção do Santíssimo Sacramento, em seguida participaram da palestra: “O perfil do missionário segundo o exemplo de João Luiz Pozzobon”, com a Ir. Marcia Maria Gusmão. Os presentes se dividiram em grupos após a palestra, para realizar um aprofundamento sobre o tema apresentado.
Na parte da tarde, as famílias e missionários participaram das oficinas “Nova terra mariana”, com a Ir. Márcia Maria; “Uma viagem com Pozzobon” e “Mão no arado”, com a Ir. Ana Maria dos Santos Lima. Seguindo com a programação do dia, os presentes participaram da Santa Missa, que foi presidida pelo Pe. Francisco José Lemes Gonçalves, Capelão do Santuário.
“Alguém deve ir à frente”
Logo após, um momento especial, no dia em que celebramos o aniversário do Pe. José Kentenich, as famílias e os missionários participaram da sessão de estreia do filme: “Alguém deve ir à frente” (título original: Einer Muss Vorgehen). Um documentário sobre a vida do Pai e Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Uma grande obra
No domingo, dia 17, as famílias e os missionários participaram da Palestra: “Seguindo os passos de João Luiz Pozzobon!”, ministrada pela Ir. Ana Maria. O retiro foi encerrado com a Santa Missa. “É uma experiência maravilhosa, vale a pena dar o nosso ‘sim’ quando formos chamados. Aprendi que eu não só recebo a imagem da Mãe Peregrina, mas que também sou uma missionária ao levar a imagem para outra família. Ao sermos agraciados com o filme sobre a vida do Fundador, Pe. Kentenich ‘Alguém deve ir a frente’, um homem escolhido e inspirado por Deus para iniciar uma Grande Obra. Por fim, conhecemos a vida e missão João Luiz Pozzobon, um homem de profunda fé, que recebeu a missão de tornar conhecida a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt em todo o Brasil. Trabalhou por 35 anos ininterruptos divulgando a Campanha e a cada dia, conquistando mais e mais famílias para ajudá-lo na missão.” Comenta, Maria Aparecida M. Amato.







