5º encontro do roteiro de formação da Campanha da Mãe Peregrina
Juliana Dorigo– O Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina, de Atibaia/SP, realizou na noite de ontem terça-feira (27/04), o 5º encontro online do roteiro de formação do ano, com o tema: “Minha família: porta aberta para a missão”. A abertura foi realizada pela coordenadora do Secretariado, Ir. Ana Maria, o encontro teve cerca de 7 mil visualizações.
De forma especial, com a ajuda da tecnologia da comunicação, os participantes foram convidados para uma peregrinação virtual até o Santuário de Caieiras/SP. Para dar continuidade a formação, a Ir. M. Gislaine Lourenço, assessora da Campanha, do Santuário de Araraquara/SP, conduziu o conteúdo do encontro.
Neste encontro foi abordado a importância da família como missionária na construção da nossa “casa”. O pilar da Ação Missionária reflete que a família deve estar de coração e portas abertas para atender ao chamado de Jesus. “Fui eu que vos escolhi e vos enviei para produzirdes fruto’ (Jo 15,16).
Olhar para Maria
“Dentro desse chamado nós podemos olhar para Maria, a grande discípula do Pai, aquela que realizou, nos mínimos detalhes de sua vida, a vontade de Deus. E como Maria foi missionária? Ela nos ajuda a sair em missão do testemunho, da solidariedade e no claro anúncio da pessoa e da mensagem de Jesus”, diz Ir. M. Gislaine.
De acordo com ela, quando abrimos as portas de nossa casa para receber a imagem da Mãe Peregrina, fazemos a experiência do encontro com o próprio Cristo. “Quando a Mãe entra em nossa casa, quem ela traz em seus braços? Jesus! E é esse Jesus que nós levamos para as nossas famílias”.
Famílias missionárias
Como podemos ser missionários em tempos de pandemia? Essa dúvida permanece em nós neste momento de restrições, mas os desafios podem ser superados com boas iniciativas que partem dos missionários. “Hoje a nossa peregrinação é diferente, nos unimos em oração (…) A Mãe Peregrina não deixou de ser missionária na pandemia, ela continua a visitar as nossas famílias e insiste para que sejamos também famílias missionárias (…). Não é a pandemia que vai impedir o ardor missionário em nosso coração. A Mãe de Deus quer dar justamente essa resposta neste período que nós estamos vivendo, ela continuou a sua peregrinação, mesmo não a recebendo fisicamente através da sua imagem, ela sempre nos visitou”, explica Ir. M. Gislaine.
Missionários com quatro “C”s
Os missionários da Campanha da Mãe Peregrina possuem uma característica especial: C C C C, mas o que isso significa? Ir. M. Gislaine explica que cada letra “C” representa uma qualidade missionária.
C = Católico. Hoje, mais do que nunca, as pessoas precisam vivenciar o catolicismo, eu preciso ter orgulho de dizer que sou católico que participa da Igreja.
C = Convicção. Eu preciso ser convicto na minha missão.
C = Coerente. Aquilo que eu falo e professo eu tenho que realizar na minha vida.
C = Credível. Precisamos ter credibilidade, aquilo que eu demonstro em ações e palavras na minha vida tem que mostrar credibilidade.
Pozzobon: um coração missionário
Em outro momento, Ir. Gislaine falou sobre exemplo missionário de João Pozzobon, como um homem de coração aberto para a missão sem esquecer de sua família. “O maior campo de evangelização de João Pozzobon foi a sua própria família, e foi através do apoio da sua família que ele saiu em missão com a Mãe Peregrina em seus ombros”.
Os participantes puderam visitar, de forma especial, a Casa Museu João Pozzobon, em Santa Maria/RS, acolhidos pela Elaine Flores da Silva e pela Ir. M. Marcia Francisca dos Santos Alves, que mostrou os detalhes da casa onde o Servo de Deus viveu com sua família, além do Armazém onde ele trabalhava.
Momento de oração no Santuário
Ao final, Ir. Ana Maria agradeceu a Ir. M. Gislaine pela apresentação do conteúdo e convidou a todos para uma peregrinação online até o Santuário de Confins/MG, para um momento de oração com a Ir. Adriane Maria Andrade, onde todos que acompanhavam a formação, puderam levar suas intenções diante da imagem da Mãe, rainha e Vencedora três Vezes Admirável de Schoenstatt, renovando a consagração.
Oportunidade
Para aqueles que não puderam acompanhar o encontro online na terça-feira, o Secretariado vai oferecer duas oportunidades: no sábado (01/05) às 15h, e no domingo (02/05) às 16h.