Pe. José Antonio Boareto– O tema da Campanha da Fraternidade é Fraternidade e Educação e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26). O objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. À luz da Palavra de Deus, a Campanha da Fraternidade quer nos ajudar a compreender duas lições sobre o ato de educar: a primeira diz respeito ao valor da pessoa humana como princípio de educação. A segunda se refere ao ato de correção, que é conduzir a pessoa ao caminho reto. (Texto-base CF 2022, n. 25)

O texto-base está dividido em cinco partes: 1. Discípulos da Palavra; 2. Escutar; 3. Discernir; 4. Agir e 5. Fala com amor, ensina com sabedoria. Na primeira parte fundamenta-se no trecho do Evangelho de São João, no capítulo 8, 1-11, o texto da “mulher pecadora”, e a partir dele, apresenta a pedagogia de Jesus que se demonstra na atitude de amar e perdoar a dinâmica que gera fraternidade; Na segunda parte apresenta a realidade educativa do Brasil, lemos: “Quando não priorizamos a educação pública no Brasil, construímos uma dupla defasagem: não enfrentamos uma dívida social histórica e prolongamos essa situação de injustiça para as próximas gerações” (Cf. Texto-base CF 2022, n. 74); Na terceira parte para discernir sobre a realidade educativa no Brasil oferece os sete compromissos do Pacto Educativo Global; Na quarta parte como proposta de ação, propõe através de questões que nós façamos uma avaliação do serviço que temos oferecido à educação. E por fim, na quinta parte, traz uma catequese do Papa Francisco sobre o crescimento de Jesus em idade, sabedoria e graça, demonstrando o exemplo de São José como homem justo pois acolhe a salvação que não vem pela observância da lei e sim da graça, do amor de Deus, da fidelidade a Ele.

A Campanha da Fraternidade quer ser uma reflexão necessária na busca de conversão à que somos chamados no tempo quaresmal. Que possamos converter-nos à educação humana e solidária segundo à pedagogia de Jesus, testemunhar, falando com amor, ensinando com sabedoria. Que não falte a nós amor e sabedoria para agir em prol do direito ao acesso à educação dos mais pobres.