Os preparativos para o início das atividades da Campanha da Mãe Peregrina em 2022

Juliana Dorigo– Depois de dois anos, o Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina volta a realizar o Encontro de Equipes de Coordenadores e Equipes Diocesanas, de 18 a 20 de fevereiro, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP. Um marco que dará início às atividades da Campanha em 2022.

Vindos de diversos lugares do Brasil, os coordenadores e suas equipes se preparam para realizar a vivência do encontro, participando de palestras e atividades elaboradas pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt. No Encontro Diocesano a expectativa é para a apresentação do tema do roteiro do que será trabalhado com os missionários e famílias ao longo deste ano. De forma especial, durante o Encontro a Ir. M. Márcia Silva assume a missão no lugar da Ir. Ana Maria dos Santos Lima, em novembro do ano passado foi nomeada como Membro da Direção da Província Schoenstatt Tabor.

Os preparativos

A Ir. M. Márcia Silva explica como está sendo os preparativos para o Encontro. “São muitos detalhes e tudo é feito com muito carinho pensando em cada coordenador que estará aqui presente, no quanto essa formação e participação neste Encontro pode repercutir e ser uma força do trabalho que eles realizam nas dioceses. Depois de quase dois anos sem realizar esse Encontro de forma presencial, esses preparativos contam também com essa expectativa do reencontro, de estarmos presencialmente juntos e que isso seja um ânimo para o nosso trabalho, para aquilo que nós realizamos nas dioceses junto às famílias.”

Não podemos revelar muitos detalhes, mas a nova coordenadora fala com entusiasmo sobre as supressas para os coordenadores e suas equipes. “Todos estão ansiosos querendo descobrir qual o trabalho a fazer neste ano, qual a dinâmica que vamos aplicar junto às famílias e aos missionários. Com certeza a Mãe de Deus e o Espírito Santo coloca em nossos corações o caminho que nós devemos seguir para responder às necessidades deste tempo. Será algo muito específico do Santuário, da nossa vivência de Aliança de Amor e que pode colaborar muito nas nossas dioceses e com as famílias, especialmente agora com o Jubileu do Ideal Tabor, com essa missão de viver e transfigurar a realidade.”

A preparação do encontro conta com a participação de todas as Irmãs de Maria de Schoenstatt que são Assessoras da Campanha. “É algo muito grande, mas que cada Diocese ou cada assessora também colabora, contribui para a construção desse encontro para que seja também um momento de graças para que possamos cumprir aquilo que a Mãe de Deus espera de nós, de nossa Campanha da Mãe Peregrina junto às nossas dioceses”, explica Ir. M. Márcia.

Emoção e expectativa

De modo especial, para relembrar os missionários que nos deixaram no tempo de pandemia, o Secretariado está preparando uma homenagem singela, com as fotografias no mural dos eternos missionários da Mãe Peregrina, um momento que promete muitas emoções.

Ao final, Ir. M. Márcia fala sobre as expectativas para a realização do Encontro. “Que seja realmente um momento em que nós da Campanha possamos descobrir que temos ocasião de evangelizar apesar de todos os desafios, limitações e dificuldades impostas pela pandemia neste novo tempo que estamos enfrentando, unidos na Aliança de Amor junto à Mãe de Deus. As expectativas deste encontro, também assumindo oficialmente a Campanha, é de poder colaborar com a Mãe de Deus nesta missão, na formação dos nossos coordenadores e missionários para que possamos cumprir a missão que a Mãe de Deus confia a cada um de nós, a exemplo do Servo de Deus João Luiz Pozzobon.”